Dica do Nutricionista

Você sabe sua idade biológica? Descubra e acerte os ponteiros com o seu relógio!

Por Redação Doutíssima 17/05/2014

A idade biológica revela como está o seu organismo, se envelhecido ou conservado e ela muitas vezes difere da idade cronológica, que é a idade que o indivíduo conta desde que nasceu.

A idade biológica representa a idade funcional, a idade do metabolismo, a idade com a qual o seu organismo funciona hoje. Por exemplo, você pode ter 60 anos na idade cronológica e uma idade biológica de 40 anos – o que seria o ideal.

Prática de atividades físicas e boa alimentação ajudam a se manter jovem. Foto: Shutterstock

Prática de atividades físicas e boa alimentação ajudam a se manter jovem. Foto: Shutterstock

Como testar a sua idade biológica

Existem vários testes que podemos realizar para testar a nossa idade biológica. O equilíbrio é um deles. Feche os olhos e fique apoiado numa perna, dobre o outro joelho e não mova os braços. Conte quanto tempo consegue ficar parado nesta posição. Confira os resultados:

– 20 anos: se mais de 1 minuto

– 30 anos: se 40 a 59 segundos

– 40 anos: se 30 a 39 segundos

– 50 anos: se 25 a 29 segundos

– 60 anos ou mais: se menos de 25 segundos

Teste da elasticidade

A elasticidade da nossa pele também pode revelar a nossa idade biológica. Belisque a parte de cima da mão, fique segurando por 10 segundos e depois solte. Quanto tempo leva para a pele voltar ao lugar sem deixar marcas? Confira os resultados:

– 20 anos: se até um segundo

– 30 anos: se até dois segundos

– 40 anos: se até três segundos

– 50 anos: se até quatro segundos

– 60 anos ou mais: se cinco segundos ou mais

Se você realizar os testes acima e o resultado não for o esperado quanto à sua idade biológica, recomenda-se a prática de atividades físicas e adotar uma boa alimentação. Este conjunto de medias diminui uma série de doenças e melhora a capacidade respiratória, pulmonar e o, equilíbrio.

Por que investir na sua idade biológica?

Envelhecer é inevitável e este processo inicia já no momento do nascimento, sofrendo inúmeras influências, das quais muitas podemos modificar para termos um envelhecimento melhor.

Sua idade cronológica, ou seja, sua data de nascimento, está registrada em cartório e não pode ser modificada, já sua idade biológica tem a ver com o estado de funcionalidade e conservação de seu organismo, que sofre influência dos cuidados que você tem com sua saúde desde cedo.

A genética define seu corpo até cerca de 20 anos de idade. Antes considerada pouco provável de ser modificada, hoje está bem claro que seu estilo de vida a influencia. O chamado envelhecimento natural provoca muitas mudanças, perdas funcionais que são próprias do desgaste celular, influenciadas diretamente por seus hábitos de vida, de quanto e como é seu sono, da prática ou não de exercícios físicos regulares, de como você administra seu equilíbrio emocional, do que você come, bebe, do seu trabalho, do seu lazer e do seu nível de estresse.

Através da reeducação de hábitos de vida, da introdução de nutrição funcional associada à modulação hormonal fisiológica, há a possibilidade de recuperar as condições ideais de funcionalidade e restauro orgânico, conquistando o equilíbrio de saúde que você deseja para suas necessidades atuais e futuras.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Como envelhecer com beleza e saúde

5 passos para aprender a namorar depois dos 30 anos

6 atividades relaxantes e anti-estressantes

10 coisas que toda mulher deveria fazer antes dos 30 

Casar depois dos 30 agora pode ser uma vantagem financeira

Como fazer amigos depois dos 30

Qual o papel da mulher na sociedade moderna?