Dica do Nutricionista

Alimentos industrializados e embutidos: os grandes vilões da alimentação!

Por Redação Doutíssima 18/05/2014

Alimentos industrializados podem ser práticos e rápidos de consumir, mas possuem substâncias que fazem mal ao corpo humano. Estes alimentos são produtos ideais para quem tem uma rotina corrida ou para aquelas pessoas que não gostam de cozinhar, pois basta abri-los e comê-los. No máximo, eles exigem que sejam aquecidos no forno ou em um micro-ondas.

No entanto, os alimentos industrializados praticamente prontos para o consumo atingem o metabolismo de maneira mais agressiva do que se possa imaginar. Não é somente o fato de terem grande quantidade de conservantes e quase nenhum nutriente.

alimentos industrializados

Nuggets são o alimento industrializado mais consumido em todo o mundo. Foto: Shutterstock

Os alimentos industrializados contêm fosfatos, uma substância capaz de destruir órgãos e ossos. O fosfato é responsável por mudar o sabor, a textura e o tempo de validade dos alimentos. Isso também causa envelhecimento precoce, problemas nos rins e enfraquecimento dos ossos.

Alimentos industrializados processados

Os alimentos industrializados processados são viciantes. Comidas processadas estimulam excessivamente a produção de dopamina, o neurotransmissor do prazer, o que leva a desejos excessivos.

Sua mente se torna incapaz de resistir ao açúcar e sal refinado, assim você continua comendo estes produtos em quantidades enormes, o que leva a obesidade e outros problemas de saúde, como alergias, diabete e câncer. Vale lembrar, ainda, que nossos órgãos internos processam comidas no seu estado natural com muito mais eficiência.

Os mais consumidos e perigosos

Entre os alimentos industrializados mais consumidos pelas pessoas que e podem causar problemas à saúde, especialmente se ingeridos diariamente, podem ser citados os nuggets, refrigerantes, carnes processadas, biscoitos, barras de cereal, condimentos, molhos de saladas, macarrão do tipo instantâneo, lasanha de micro-ondas, gordura trans e pacotes de batatas fritas.

Os nuggets estão no topo da lista dos alimentos industrializados mais consumidos em todo mundo. Embora muitas pessoas saibam que este tipo de comida está longe do ideal, as ameaças por ele trazidas são costumeiramente ignoradas. Os nuggets são compostos de boa parte de gordura e carboidratos, além do glutamato monossódico, substância que amplia a vontade de comer a toda hora, sem parar.

Outro problema dos nuggets é que eles são processados com a pior parte do frango, como olhos, patas, miúdos e bicos, sempre muito rico em gorduras e utilizando amônia para evitar a contaminação por bactérias, além de corantes e aromatizantes.

Baixo valor nutricional

Uma maneira simples de avaliar o valor nutricional dos alimentos industrializados é observando como animais, insetos, bactéria e fungos reagem a eles. Alimentos reais apodrecem e mofam com o tempo. Por outro lado, alimentos processados continuam o mesmo em aparência e forma, não importa a data de sua fabricação. Isto ocorre porque alimentos industrializados são sintéticos e seus ingredientes são resultados de uma trama de modificações.

Mas preste atenção: nem sempre os alimentos preparados em casa estão isentos dessas químicas, pois o preparo é feito com produtos industrializados, como leite em pó, temperos, sucos concentrados e achocolatado. Frutas usadas nos sucos também podem ter restos de inseticidas e a água, por sua vez, se não for de boa procedência, também pode causar danos à sua saúde.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso