Medicina Alternativa

Emoções, vida e acupuntura: o equilíbrio através da acupuntura energética

Por Flavia Macedo Parente 19/05/2014

Entenda como os sentimentos e as emoções podem influenciar a nossa saúde e, por isso, a nossa vida. Saiba como a acupuntura energética pode ajudar! 

 

acupuntura energética

 

Emoções, vida e acupuntura, hoje vou escrever como podemos deixar que nossas emoções controlem nossas vidas, nossos caminhos e até sintomas que apresentamos. Na visão da acupuntura energética fazemos uma relação com os cinco elementos, o que tornará fácil compreender o relacionamento entre várias emoções e como tudo isso pode afetar nossa vida.

 

Acupuntura energética

 

A preocupação, uma emoção tão conhecida, mora dentro do elemento Terra, onde tem como companheiros de casa o estômago e o baço. Portanto, junto com ela está a digestão, a absorção de nutrientes e assim a nossa energia e força. A preocupação funciona repetindo pensamentos em nossas mentes, geralmente os mesmos pensamentos. Os níveis podem variar entre relembrar algumas vezes durante o dia o motivo da preocupação até o pensamento obsessor que toma conta de todos os momentos e não permite que façamos mais nada direito.

Com esta sobrecarga na moradia Terra, seus companheiros de casa ficam cansados e indispostos, daí as consequências conhecidas como gastrites, refluxos, indigestão, cansaço e desânimo.

Imagine como se a energia de Terra tenha ficado abalada, o estomago não anda bem a digestão um pouco lenta. Terra se relaciona neste momento diretamente com Água onde mora o medo. As preocupações agora são acompanhadas do medo, por exemplo se a preocupação for com o emprego, a situação da empresa, a partir daí os pensamentos veem acompanhados de sensações ruins, pressentimentos, danificando a energia de Rim, seu companheiro de moradia em Água. Outros sintomas aqui podem ser falta de vontade, um cansaço mais acentuado.

E o ciclo continua, preocupado, digerindo mal os alimentos e com medo, teremos Água atuando direto sobre Fogo, onde moram o coração, o intestino delgado, o equilíbrio do centro do corpo com relação às emoções. Todos estes sentimentos acabam por diminuir a Alegria de Viver, que é aquela energia que nos ressuscita a cada queda, que nos levanta após uma tempestade, que nos faz acreditar que tudo pode ser diferente. Um dos principais sintomas aí é a insônia.

Nossa que drama, agora você está preocupada, com medo, sem alegria, vai ficar feliz como? E assim chegamos em Metal, onde moram pulmão e intestino grosso, a compaixão e a tristeza, constipado? Triste? Sim, tudo começou com aquela preocupação que agora só te resta amargurar, irritar, explodir, demonstrar a atuação sobre Madeira, o fígado, a reação, a raiva, a vesícula biliar atrapalhando a digestão e intensificando o processo sobre o estômago e reafirmando o ciclo.

Parece surreal, não é? Dramático? Exagerado? Sim, ciclo complexo e que demora realmente algum tempo para chegar até aí, mas um dia chega, perceba-se, olhe o caminho que você está seguindo, este exemplo iniciou-se pela preocupação mas pode começar de qualquer forma, pela raiva, medo, tristeza, enfim por qualquer caminho ruim que insistimos em continuar percorrendo.

Mude, transforme, ouse, faça por você! Interrompa o processo. A Acupuntura energética é um dos caminhos, experimente!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Benefícios da acupuntura: você dá a devida importância à sua respiração na sua rotina

Sabia que sua dor nas costas pode ser hérnia de dsco? Acabe com suas dúvidas agora!

Acupuntura é um ramo tradicional da medicina chinesa

5 Hábitos para uma vida saudável

8 Dicas para uma vida saudável com uma dieta melhor e mais nutritiva

Acupuntura na gravidez pode ser uma boa experiência

Dor nas costas? Conheça as causas e tratamentos