Certamente, você já deve ter ouvido falar no uso de gel lubrificante para o sexo, não é mesmo? Eles servem para ajudar uma melhor penetração durante a relação sexual. Podemos citar alguns tipos mais comuns, como os feitos à base de água e a base de óleo.
O lubrificante à base de água é o tipo considerado como o mais seguro para se usar com preservativos, além de ser mais fácil de limpar. Por esta razão, ele é muito utilizado por casais em suas relações sexuais.
Uso do lubrificante à base de água
Os benefícios do lubrificante à base de água vão além da maior facilidade de penetração. Estudos revelam que as mulheres que utilizam o lubrificante à base de água têm índices elevados de prazer e de satisfação sexual, além de haver menos relatos de dor durante o ato sexual.
O lubrificante à base de água não é recomendando há muito tempo pelos ginecologistas como um instrumento para um sexo mais seguro e prazeroso, desde que sempre acompanhado do preservativo. O resultado disso seria, além da segurança, uma melhor qualidade nas suas experiências sexuais.
O lubrificante à base de água pode ser usado tanto pelo homem quanto pela mulher. A aplicação do produto deve ser feita massageando a pele, em qualquer um dos parceiros ou em ambos.
Ele é indicado para as pessoas que tem receio, mas curiosidade, e que queira ousar na relação – como na prática de sexo anal, por exemplo. Por ser composto por água, ele está diretamente ajustado à lubrificação natural da mulher, podendo ser usado sem medo.
Apesar do que pensam muitas pessoas, o lubrificante à base de água não é usado somente em práticas não convencionais de sexo, já que também atua contra corrimentos e contra a transmissão de doenças.
Por que usar
Estudos na área de saúde sexual apontam que em torno de 70% das mulheres que usaram algum tipo de lubrificante durante o sexo vaginal ou anal disseram que isso tornou a prática mais prazerosa.
Ainda revelam que mais de 60% das mulheres indicaram que isto acontecia inclusive durante a masturbação. Além disso, cerca de um terço das mulheres asseguraram que o uso do lubrificante no sexo vaginal, anal ou na masturbação foi divertido.
Os pesquisadores apontam ainda que, quando utilizado o lubrificante à base de água durante o sexo anal, a satisfação sexual foi significativamente maior do que sem lubrificante.
O lubrificante à base de água é indicado também durante as preliminares ou brincadeiras sexuais com o parceiro, aliados à rotina sexual do casal. Quanto ao risco de reações alérgicas, este é baixíssimo, já que o lubrificante à base de água não provoca alteração significativa na flora vaginal.
Outros tipos
Existem outros tipos além do lubrificante à base de água. Os lubrificantes feitos à base de óleo podem ser prejudiciais ao látex da maioria das camisinhas. Por essa razão, é um tipo de lubrificante que costuma ser mais usados por casais que optam por não fazer uso de preservativos durante a relação sexual.
Existem ainda os lubrificantes com silicone, não absorvidos pelo corpo, e que também resultam em uma boa lubrificação. São recomendados, por exemplo, para encontros na água ou sob o chuveiro. São encontradas além destas versões de lubrificantes, outros com ingredientes naturais e orgânicos, que são indicados para pessoas alérgicas.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Bill gates investe na camisinha do futuro
Carnaval: Ministério da Saúde vai distribuir 104 milhões de camisinhas
Como saber o período fértil de quem toma anticoncepcional?
Qual o momento certo de parar de usar a camisinha com o seu parceiro(a)?
Conheça os tipos de camisinha que dão mais prazer
Anticoncepcional: tudo o que você queria saber sobre o método contraceptivo injetável