Guia do Câncer

É importante prevenir: conheça os fatores de risco para câncer na próstata

Por Dr. Rui Farinha 20/05/2014

A ciência continua buscando sempre evoluir nas pesquisas de tratamento e prevenção das doenças. Saiba o que tem sido feito em relação ao câncer na próstata 

 

câncer na próstata

 

O câncer na próstata é uma doença que vem sendo muito estudada. Na área da Oncologia, uma das grandes preocupações dos pesquisadores passa por tentar determinar a causa (etiologia) de qualquer tipo de câncer. No caso do câncer da próstata, os estudos procuram determinar qual ou quais os fatores que podem estar na origem ou que podem favorecer o seu desenvolvimento.

Esta área de pesquisa é muito importante, porque se os investigadores conseguirem determinar o fator ou os fatores que estão na origem deste câncer, isso poderá permitir a adoção de medidas que visem evitar esses mesmos fatores e, por consequência, o aparecimento desta doença.

Do estudo dos pacientes com câncer na próstata e das suas árvores genealógicas foi possível determinar que exista uma grande influência da hereditariedade. Cerca de 9% dos casos de câncer da próstata são verdadeiramente hereditários, o que implica a existência na mesma família de três ou mais familiares afetados, ou pelo menos dois familiares que tenham desenvolvido a doença antes dos 55 anos de idade.

Do ponto de vista clínico, a única diferença que existe entre os casos de câncer na próstata hereditários e não hereditários é que os primeiros surgem em média 6 antes do que os casos espontâneos. Todos os aspectos relacionados com a progressão e com a resposta ao tratamento são iguais aos dos casos espontâneos.

 

Fatores de risco para o câncer na próstata

 

Existem vários factores exógenos que têm sido apontados como capazes de conduzir ao desenvolvimento deste tipo de câncer. Os alimentos consumidos, determinados comportamentos sexuais, o consumo de álcool, a exposição à radiação ultravioleta, a inflamação crónica da próstata e determinadas exposições profissionais são alguns dos potenciais factores de risco que têm sido investigados.

Infelizmente, não existe nenhum estudo que tenha encontrado uma correlação direta e inequívoca entre aqueles vários factores e o câmcer na próstata. Existem alguns estudos que têm sido realizados no sentido de determinar se algumas medidas alimentares poderiam evitar o aparecimento da doença.

Os estudos mais importantes avaliaram a influência do selénio, da vitamina E e dos licopenos no desenvolvimento de câncer na próstata. Nenhum destes estudos identificou uma diminuição significativa da incidência da doença nos pacientes com dietas suplementadas por este tipo de substâncias.

Os estudos credíveis realizados até á atualidade não permitem recomendar alterações do estilo de vida (como por exemplo, a diminuição da ingestão de gordura animal e a ingestão de frutas, cereais e vegetais) para diminuir o risco de câncer na próstata.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Qual a importância do exame de próstata

Campanha em São Paulo incentiva homens a fazer exame de próstata

Novo tratamento aumenta sobrevivência em casos de câncer de colo do útero

Você sabia que se diagnosticado precocemente, câncer colorretal pode ser curável?

Entenda como é feita a colonoscopia e saiba o quanto ela é importante para o diagnóstico precoce do câncer

Computador Watson contra o câncer: tecnologia da IBM será empregada no combate ao câncer

Sedentarismo aumenta em 40% os fatores de risco para câncer de mama