Especialidades

O mal-estar da tpm: o período menstrual pode provocar até 150 sintomas diferentes

Por Redação Doutíssima 20/05/2014

Quem nunca ouviu de uma mulher reclamações sobre TPM, a tensão pré-menstrual? A maioria das mulheres passa por alguma alteração durante esse período. Muitas ficam a ponto de “explodir” a qualquer momento e por um motivo qualquer.

Ainda, existe a sensação de mal-estar da TPM, incluindo o esgotamento de toda a energia do seu corpo, abrindo espaço ao cansaço, sonolência e dificuldade de concentração.

As causas do mal-estar da TPM estão relacionadas às alterações hormonais. Foto: Shutterstock

As causas do mal-estar da TPM estão relacionadas às alterações hormonais. Foto: Shutterstock

A TPM pode provocar até 150 sintomas diferentes. As reclamações mais comuns são de dores de cabeça, nas mamas, juntas, o ganho de peso, a sensação de estar inchada e as alterações no apetite. A tão comum TPM, desaparece assim que se inicia a menstruação.

O mal-estar da TPM atinge grande parte da população feminina. Estudos dão conta de que 80% das mulheres apresentam algum tipo de alteração no período pré-menstrual. Em torno de 52% delas os sintomas interferem drasticamente no humor, no comportamento e no organismo.

Entre 5 e 10% das vítimas passam por fortes dores de cabeça e a depressão as obriga a se afastar do trabalho ou do convívio social. Alguns casos mais sérios podem levá-las ao suicídio.

Causas do mal-estar da TPM

As causas do mal-estar da TPM estão relacionadas às alterações hormonais.Durante esse período há uma retenção de líquidos pelo corpo, dando a sensação de inchaço. Isso afeta também a função cerebral, provocando alteração do estado emocional, deixando a mulher irritada, mal humorada, inquieta e ansiosa.

Ao longo de anos, a teoria de que uma alteração nos níveis entre progesterona e estrógenos seriam as causas mais prováveis da TPM, têm sido sistematicamente refutadas. O mal-estar da TPM em nada estaria relacionado aos níveis deles, pois são similares em pacientes com e sem estes problemas.

Como aliviar os sintomas

Para amenizar o mal-estar da TPM, diminua o sal nos alimentos, reduzindo o inchaço causado pela retenção de água pelo corpo. Coma alimentos ricos em cálcio – isso auxiliará na redução do inchaço e na variação de humor.

Também faça exercícios aeróbicos, pois ajuda a reduzir as cólicas menstruais e melhora o humor, dando a sensação de bem-estar. Por fim, adicione carboidratos à sua dieta, como cereais integrais, o que reduzirá a fadiga e as variações de humor.

Uma das recomendações dizem respeito à ingestão de uma multivitamina. Embora a teoria de que a TPM seja causada pela ausência de vitaminas A, B6, C e D não seja muito aceita, algumas mulheres sentem-se melhor com o uso delas na tentativa de inibir o mal-estar da TPM.

Alguns fatores relacionados à alimentação podem estar associados ao mal-estar da TPM, como o consumo de chocolate, cafeína e álcool. São indicados alimentos ricos em magnésio, como as hortaliças de folhas verdes e a soja. Como fontes de vitamina B6, temos o fígado, nozes, carnes de um modo geral e cereais integrais.

Já a prática da acupuntura tem sido benéfica, principalmente, com relação à redução do estresse e das cólicas menstruais. Além disso, a yoga e a meditação podem ajudar na redução do estresse, diminuindo a ansiedade e a depressão.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!

 

Saiba mais:

Mito ou verdade: canela pode acelerar a menstruação

Menstruação atrasada: o que pode ser?

Primeiros sintomas de gravidez antes mesmo da interrupção da menstruação

Sexo e menstruação: Como fazer sexo durante a menstruação – Podemos fazer sexo durante a menstruação?

Saiba passo a passo como tomar o anticoncepcional e evite surpresas no seu ciclo menstrual

Conheça os 4 hormônios do ciclo menstrual

Fase Lútea – Como calcular a fase lútea e o ciclo menstrual