Relacionamento

Como é uma terapia de casal e quando procurar uma

Por Redação Doutíssima 21/05/2014

Terapia de casal é uma experiência que, convenhamos, ninguém fica muito animado a fazer. Ela pode não ser tão ruim quanto parece, porém, se você não faz ideia de como funciona e fica um pouco assustado com a ideia, aqui estão algumas coisas que você pode esperar.

terapia de casal

A terapia de casal, na verdade, parece uma ideia muito simples: vocês se inscrevem para uma sessão quando seu relacionamento está em apuros e precisa de uma ajuda exterior para lidar com ele. Em poucas palavras, é isso mesmo, já o objetivo de toda a experiência é um pouco mais complicado que isso.

Talvez você e seu parceiro estão discutindo sobre coisas bestas, ou o seu relacionamento anda muito na rotina, às vezes, há um grande problema, como dinheiro, sexo, infidelidade, sogros ou filhos.

O principal objetivo da terapia de casal é colocar você e seu parceiro em uma sala com um mediador neutro para ajudar você a entender o que está acontecendo. Se você está tendo problemas para se comunicar um com o outro, então o psicólogo vai ajudar a conversarem sobre isso.

No entanto, a terapia de casal muitas vezes não é eficiente. Muitos terapeutas se mostram passivos e com medo de opinar na relação, alienando algum dos membros. Outro problema é a vontade dos dois de ver um profissional. A terapia de casal não consegue fazer milagre se os dois não estiverem completamente dedicados à causa.

Como obter sucesso na terapia de casal?

terapia de casal

1. Ela só vai funcionar se os fois membros envolvidos estiverem 100% presentes desde o início. O casal deve estar extremamente motivado e disposto a querer analisar a situação e mudar para melhor. Se um ou ambos estiverem mais interessados em implicar e culpar um ao outro, então este não é um relacionamento para evoluir.

2. A principal tarefa do terapeuta é ajudar cada membro do casal e entender a sua própria contribuição para os problemas no relacionamento. Enquanto o terapeuta não pode tomar o lado de uma pessoa sobre a outra, ele deve ter a coragem, de apontar os problemas de cada pessoa para que possam mudar para melhor. O terapeuta deve ser neutro como a Suiça, não tomar o lado de ninguém e estar ao lado de todos!

3. E a principal tarefa do casal é se analisarem de maneira fria e verdadeira. É muito comum que cada membro do casal coloque a culpa no parceiro enquanto se defende como um cidadão modelo do relacionamento. Projeção de culpa e defensiva são mortais para a terapia de casal. Para ter sucesso, cada membro deve estar disposto a se olharem no espelho e se dedicar a mudar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Você conhece a terapia do espelho? Técnica ajuda a elevar a autoestima e a se conhecer melhor

Entenda a atuação do psicólogo em face a questão éticas

Estudo lista perguntas que provam a compatibilidade do casal

15 dicas para um casal enriquecer juntos

Calma, brigar também pode ser normal! Confira 6 brigas de casal normal

Brigas de casal: saiba evitar casos como o de Michael Jace

Como evitar brigas com o seu marido