Clínica Geral

Exames pré-nupciais são importantes mesmo se o casal já possui vida sexual ativa

Por Redação Doutíssima 21/05/2014

Eles estão voltando à moda! Os exames pré-nupciais estão caindo no gosto da juventude que vive a chamada “geração saúde” e está se casando. Mesmo que o casal já tenha relações sexuais, os exames ainda são importantes. É uma maneira de mostrar consideração e comprometimento com o projeto futuro, que é o casamento. E, também, é melhor ter tudo esclarecido entre você e seu companheiro para não passar por dificuldades inesperadas com o passar do tempo.

O chamado pack de exames pré-nupciais inclui mais do que o básico de um check-up médico, que envolve exame de sangue, urina e imagem. Também são passadas orientações para o casal que está começando a nova etapa da vida e são esclarecidas as dúvidas que eles possam ter.

Exames pré-nupciais buscam identificar doenças, bem como aconselhar o casal. Foto: Shutterstock

Exames pré-nupciais buscam identificar doenças, bem como aconselhar o casal. Foto: Shutterstock

Nem todo mundo quer passar por essa experiência e isso vai de pessoa para pessoa, de acordo com seu histórico familiar e médico. Só é salientada a importância de que esses exames sejam realizados para garantir uma vida conjugal mais segura e tranquila para ambos.

Conheça os exames pré-nupciais

Os exames pré-nupciais são aqueles que podem identificar e avaliar as doenças sexualmente transmissíveis, como AIDS, toxoplasmose, hepatite B e C, rubéola e citomegalovírus, que podem prejudicar tanto os pais quanto o futuro bebê. Muitas delas já possuem vacinas que inibem sua contaminação e podem ser tratadas.

A tipagem sanguínea, dosagem de açúcar para analisar o nível de diabetes, hemogramas, colesterol e dosagem hormonal também estão inclusos nos requisitos dos exames pré-nupciais. Estes também são importantes para os casais que querem desenvolver uma família. As mulheres também podem optar por fazer a contagem ovariana e a ovulação.

Caso não esteja nos planos do casal conceber uma criança logo após o matrimônio, é importante que eles conversem sobre qual tipo de preservativo método contraceptivo eles irão utilizar. É papel do ginecologista informar e tirar todas as dúvidas sobre DSTs e informar as melhores formas de evita-las.

Se o casal em questão tiver mais de 35 anos ou histórico de doença genética na família, como síndrome de Down, o aconselhamento genético também é indicado entre os exames pré-nupciais. O geneticistas pode analisar as possíveis tribulações que possam haver no decorrer da gestação. O mesmo se aplica ao casamento dado entre primos.

Outras indicações

Especialmente para as mulheres, é indicado que nos exames pré-nupciais sejam procuradas mais informações sobre o câncer de colo do útero. O exame Papanicolau pode ser feito em pacientes que não são mais virgens. Alterações na glândula tireoide e testes de fertilidade também podem assegurar uma vida mais tranquila ao novo casal.

Para os homens, os exames de sangue são os mesmos, porém, com o acréscimo do espermograma. É através desse exame que o médico dirá se o homem é fértil ou não. Ele é importante, pois a programação de ter um bebê vinda do casal pode ter de sofrer alterações de acordo com os resultados dos testes.

Resumindo: se você está planejando começar uma nova etapa da vida ao lado de um companheiro, agende um consulta médica e faça exames pré-nupciais. Tirar dúvidas só trará benefícios à relação.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

As vantagens do casamento e relacionamentos a longo prazo

Bem Casados – Dicas para um casamento feliz e duradouro

Os centenários ensinam: qual o segredo da longevidade?

Segredo da longevidade: não siga essas 6 dicas!

Como resolver os problemas de relacionamento mais comuns

A importância do diálogo em nossas relações – saiba mais

8 maneiras de construir uma boa relação