Clínica Geral

Saiba o que é a mamotomia e para que ela serve

Por Redação Doutíssima 22/05/2014

A mamotomia é um tipo de biópsia de mama que pode ajudar o médico a fazer um diagnóstico de alta precisão do câncer de mama sem a necessidade de fazer uma cirurgia de abertura da mama para fazer a biópsia. Através do uso de imagens de computador (raio-x , ultrassom e ressonância magnética ) uma anormalidade na mama pode ser claramente identificada e mapeada, mesmo em seus estágios iniciais. A imagem digital permite que o médico seja orientado e através de uma agulha com um sistema de vácuo faça uma pequena coleta de amostras de tecido através de uma pequena incisão de ¼ de polegada.

mamotomia

Com o sistema de biópsia da mamotomia, uma biópsia de mama pode ser realizada em regime de ambulatório ou consultório médico sob anestesia local. O médico pode fazer uma análise precisa com o mínimo de dor, cicatrizes e tempo de recuperação. Todo o processo geralmente leva menos de uma hora, e os pacientes podem retornar às suas atividades diárias normais imediatamente após o procedimento.

 

O que você deve saber sobre a mamotomia

 

O sistema de biópsia da mamotomia já foi usado em mais de quatro milhões de mulheres, ele é minimamente invasivo e causa pouco desconforto. No entanto, a mamotomia é altamente precisa para ajudar o seu médico a diagnosticar uma variedade de anomalias mamárias, daquelas que você pode sentir (lesões palpáveis) até aquelas que você não pode sentir (lesões não palpáveis ​).

 

mamotomia

 

O diagnóstico das amostras obtidas com a mamotomia é altamente confiável​​, e ao contrário de uma biópsia com cirúrgica aberta da mama, a mamotomia permite que você faça a biópsia em um quarto ou num consultório médico, em vez de uma sala de operação. Sem contar que a incisão feita na mama será tão pequena que você não vai precisar de pontos.

 

Vantagens de fazer uma mamotomia

 

A mamotomia pode ajudar o médico a fazer um diagnóstico altamente preciso de uma anormalidade de mama sem a necessidade de uma cirurgia. A mamotomia também pode ser utilizada para verificar nódulos benignos, tal como um fibroadenoma. Um nódulo deve ser reduzido em tamanho ao mesmo tempo em que é feita uma biópsia, muitas vezes ao ponto em que a massa não possa mais ser vista sob ultrassom ou sentida durante o auto exame.

 

Riscos e Complicações

 

Uma mamotomia é feita apenas como um exame para que o médico possa dar um diagnóstico e não é indicado para uso terapêutico no tratamento do câncer. A mamotomia está contraindicada para pacientes em que o aumento do risco de complicações possa ser associado com a remoção do núcleo ou biópsia dos tecidos mamários. Os pacientes que recebem tratamento com anticoagulantes ou que podem ter distúrbios de sangramento podem ter um risco aumentado durante o processo da mamotomia. Como acontece em qualquer procedimento de biópsia de mama, a mamotomia pode apresentar riscos. Os pacientes devem consultar seus médicos para discutir qual tipo de procedimento de biópsia de mama é apropriado para eles.

 

 Clique aqui para se cadastrar!

 

 Saiba mais:

 

Risco de câncer de mama pode ser prevenido na puberdade

Como funciona a mamografia?

Existe idade certa para fazer a primeira mamografia?

Campanha valoriza autoestima no tratamento de câncer de mama

Risco de câncer é maior em crianças com lúpus

Como ter uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos

7 dicas de alimentação saudável para mamães