Dica do Dermatologista

Cuidados com as mãos: dermatologista revela como mantê-las sempre belas

Por Dra. Roseli Andrade 22/05/2014

cuidados com as mãos

Os cuidados com as mãos se tornaram verdadeiras vedetes dos congressos e eventos médicos. Frequentemente, essa área do corpo é castigada por manchas e rugas difíceis de disfarçar. Inclusive, aparenta idade mais avançada do que o rosto. Isto se explica pelo grande desenvolvimento de tratamentos faciais disponibilizado ao público, em detrimento de outros, que só recentemente começaram a ganhar destaque na dermatologia.

 

Cuidados com as mãos: anote as dicas

• Com o passar dos anos, a tendência é a mão perder o tecido conjuntivo que a preenche e se tornar mais magra, até com veias mais salientes. A melhor forma de combater essa ação natural do tempo é fazer uso diário, de preferência à noite, de cremes hidratantes.

• O segredo de uma boa retenção do creme nas mãos é passá-los das pontas dos dedos para o braço, o que também evita o aumento das rugas.

• Com a chegada do verão, devemos redobrar os cuidado com as mãos, pois, com a maior intensidade dos raios solares, é necessário fazer uso de cremes e até mesmo luvas para evitá-los, especialmente, quando estiver dirigindo carros.

• As pintas e manchas começam a surgir após os 40, 50 anos, mas isso não significa que o cuidado preventivo deva ser feito só a partir dessa idade. Pelo contrário, as manchas vão começar a aparecer só após vinte anos. Portanto, é preciso fazer uso de protetor solar desde muito cedo, na infância mesmo, para evitar aborrecimentos tardios.

• Nos homens, as manchas são menos comuns, uma vez que não se expõem tanto ao manuseio de produtos químicos, também não cozinham e tampouco colocam roupas em varal. Portanto, eles são menos afetados pelas pintas e envelhecimento precoce dessa região do corpo. É o excesso de calor e produtos que levam à morte das células que provocam pintas quando as mãos são expostas ao sol, tirando a beleza e deixando as mãos com aspecto envelhecido.

• Os cremes à base de ácidos – glicólico e uréia – podem ajudar a reverter esse processo, desde que sejam usados de forma regular, em média, por 2 a 4 meses. Após esse período, deve ser feita a manutenção com cremes apropriados.

• Porém, nada disso terá efeito se a pessoa não realizar uma alimentação saudável e rica em gelatina hidrolisada, vitamina E e cálcio, que são essenciais para fortalecer a pele e lhe dar uma aparência jovem.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Pele ressecada ou oleosa? Saiba como cuidar bem da sua pele de acordo com o tipo

Evite os riscos! Cuida da sua pele e do seu corpo com cosméticos seguros!

Tratamento: como remover manchas da pele

Como evitar as micoses da pele?

12 Dicas para manter a pele hidratada no verão

Como fazer uma limpeza de pele bem fácil

Alergia na pele: sintomas, causas e tratamento