Uncategorized

Dica para a vida: como aprender a dizer não sem remorsos

Por Rafaela Monteiro 22/05/2014

Você tem dificuldade em dizer não? Você está sempre tentando ser gentil com os outros, colocando as suas prioridades sempre em segundo plano?

aprender a dizer não

Para aprender a dizer não, primeiro nós temos que entender as razões pelas quais não conseguimos resistir. Abaixo estão as razões mais comuns pelas quais as pessoas acham difícil dizer não:

1. Você quer ajudar. Você possui uma alma gentil e você não quer afastar as pessoas e quer ajudar sempre que possível, mesmo se isso possa tomar muita parte do seu tempo.

2. Medo de ser rude. Muitas pessoas são criadas com a noção que dizer não, especialmente para as pessoas mais velhas, é falta de educação.

3. Você quer agradar. Você não quer se afastar de um grupo porque você não está de acordo. Então você confirma a pedido dos outros.

4. Medo de conflito. Você fica com medo que a pessoa possa ficar com raiva se você rejeitá-la, ou uma situação que pode levar a um confronto feio.

5. Medo de oportunidades perdidas. Você pode ter medo das portas se fecharem para sempre ao dizer não, na vida profissional por exemplo.

Se você concordou com a cabeça com qualquer um dos motivos acima, você precisa aprender a dizer não para se libertar de situações e pessoas indesejadas, que podem te deixar para baixo. Dizer não, não significa que você está sendo rude. Também não significa que você está sendo desagradável. Aprender a dizer não não quer dizer que você terá conflitos e nem que você perderá oportunidades no futuro. Isso tudo são falsas crenças em nossas mentes.

No fim das contas, a maneira em que você diz não conta muito mais do que o fato de estar dizendo mesmo. Afinal, você tem suas próprias prioridades e necessidades, assim como todos possuem suas próprias necessidades. Aprender a dizer não é aprender a se respeitar e valorizar o seu tempo e espaço.

aprender a dizer não

Se você não tem certeza de como fazerem aqui estão algumas maneiras fáceis para você aprender a dizer não. Use o método que melhor atende as suas necessidades e situação.

7 Maneiras para aprender a dizer não

1. “Eu não posso me comprometer a isso pois tenho outras prioridades no momento”

2. “Agora não é um bom momento pois estou ocupada com algo. Que tal se nos reencontrássemos daqui X dias/meses/anos?”

3. “Eu adoraria fazer isso, mas…..”

4.”Deixe-me pensar sobre isso primeiro e eu volto a falar com você para te dar uma resposta…”

5. “Isso não atende as minhas necessidades neste momento mas lembrarei de você quando precisar.”

6. “Eu não sou a melhor pessoa para te ajudar com isto. Por que você não tenta a pessoa X?”

7. “Não, eu não posso.”

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar! 

Saiba mais:

Entenda a dificuldade de dizer não e o que se estabelece a partir disso

Como aprender a dizer não

8 dicas para ajudar você a lidar melhor com a pressão e estresse do dia a dia

Saiba como lidar com o estresse nos dias de hoje

Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida

Saiba algo sobre o perdão

5 conselhos de Steve Jobs para o sucesso profissional