Guia do Câncer

Rastreamento do câncer de próstata gera discordâncias entre estudiosos

Por Dr. Rui Farinha 22/05/2014

rastreamento do câncer de próstata

A detecção precoce de doenças através de pesquisas em indivíduos que não apresentam sintomas aparentes é ainda assunto muito polêmico, não sendo exceção o caso do rastreamento do câncer de próstata. Neste caso, a estratégia implica avaliar todos os homens, mesmo os saudáveis, que não tenham sinais do cancro.

As autoridades que defendem o rastreamento do câncer de próstata consideram como objetivo a redução da mortalidade e a melhoria da qualidade de vida relacionadas à doença. Os Estados Unidos são o país onde essa forma de detecção precoce tem sido realizada de maneira intensa, e uma parte da redução da taxa de mortalidade associada ao câncer de próstata estará provavelmente associada a essa investigação.

 

O rastreamento do câncer de próstata é útil?

Em razão da polêmica que o tema tem suscitado, muitos pesquisadores e muitas pesquisas procuram determinar a verdadeira utilidade do rastreamento. À luz do conhecimento atual, podemos dizer que essa forma de detecção aumentou o número de pessoas diagnosticadas com câncer de próstata e com uma doença localizada ou próxima à próstata.

Além de determinar se conseguimos diagnosticar mais pessoas com essa doença, também é importante saber se elas se beneficiam do rastreamento do câncer de próstata, em termos de sobrevivência. Entretanto, estudos realizados indicam que os pesquisados não conseguem prolongar o tempo de vida, pelo fato do tumor ter sido diagnosticado pelo rastreio.

Existe um outro problema, relacionado ao diagnóstico de um tipo de câncer de próstata pouco agressivo, que provavelmente nunca prejudicariam a pessoa. Detectar esses tumores inofensivos implicaria a utilização de tratamentos que provavelmente seriam desnecessários e que colocam o paciente em risco de sofrer potenciais complicações, originadas desses cuidados médicos.

A realização do rastreamento do câncer de próstata não é defendida em muitos países, sobretudo na Europa, pelo fato da taxa de mortalidade não ser melhor e da qualidade de vida da pessoa ainda correr o risco de ser prejudicada. Existe um estudo mais recente, envolvendo a avaliação de muitos casos, durante um período médio de 11 anos, que conseguiu demonstrar uma diminuição da taxa de mortalidade específica da doença, sem existir, contudo, um beneficio de sobrevivência global.

Há, no entanto, uma outra forma de abordar esse problema, que consiste em fazer uma detecção precoce de casos pontuais. Os homens que já terão realizado algum tipo de exame para avaliação da próstata e apresentarem a suspeita de alguma doença poderiam ser, portanto, avaliados mais minuciosamente, no sentido de um diagnóstico de câncer de próstata.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Qual a importância do exame de próstata

Campanha em São Paulo incentiva homens a fazer exame de próstata

Novo tratamento aumenta sobrevivência em casos de câncer de colo do útero

Você sabia que se diagnosticado precocemente, câncer colorretal pode ser curável?

Entenda como é feita a colonoscopia e saiba o quanto ela é importante para o diagnóstico precoce do câncer

Computador Watson contra o câncer: tecnologia da IBM será empregada no combate ao câncer

Sedentarismo aumenta em 40% os fatores de risco para câncer de mama