Clínica Geral

Você sabia que existem inúmeros tipos de absorventes íntimos? Conheça-os!

Por Redação Doutíssima 22/05/2014

Ficou no passado a época em que as mulheres não tinham à sua escolha diferentes tipos de absorventes íntimos. Hoje em dia, os vários tipos de absorventes íntimos disponíveis no mercado conferem à mulher total liberdade para aproveitar todos os momentos da vida, sem deixar o conforto de lado.

Nesta relação, há absorventes internos, externos e até ecológicos. Conheça mais sobre os diferentes tipos de absorventes íntimos e faça a escolha daquele que mais se adequar às suas necessidades e objetivos.

Vários tipos de absorventes conferem à mulher total liberdade para escolher. Foto: Shutterstock

Vários tipos de absorventes conferem à mulher total liberdade para escolher. Foto: Shutterstock

Conheça os tipos de absorventes íntimos

O primeiro na relação de tipos de absorventes íntimos é o absorvente externo. O absorvente externo tradicional, com abas ou sem abas, deve ser trocado de quatro em quatro horas, procurando sempre manter higienizada a região da vulva.

É preciso atentar especialmente aos absorventes com cobertura plastificada (conhecido como cobertura seca), pois eles acabam por esquentar a região íntima, podendo provocar assaduras e bolhas dependendo da sensibilidade da pele da mulher.

A plastificação acaba dando uma falsa sensação de limpeza, porque permite que o sangramento passe pelos furinhos. Com isso, a mulher pode demorar mais para trocar, o que não é bom. Então, o melhor mesmo é optar pelo absorvente com cobertura suave, de algodão.

Já estão disponíveis inclusive absorventes íntimos de cobertura suave e com extrato de camomila, para cuidar da pele e controlar odores. Caso não provoque alergia, essa pode ser uma boa escolha, já que a camomila é um poderoso calmante, capaz de provocar efeito benéfico para a pele.

Internos

Quando ao absorvente interno, duas condutas são essenciais para manter, não somente a higiene, mas também a saúde do aparelho reprodutor feminino. A troca do absorvente interno deve ser feita a cada quatro horas e, em toda troca, é preciso lavar bem as mãos e higienizar a vulva para evitar infecções.

Ecológicos

Completando a relação de tipos de absorventes íntimos, existem também os absorventes ecológicos: uma ótima pedida para as mulheres antenadas com a natureza.

Eles seguem o mesmo formato dos descartáveis, mas são feitos com 100% algodão (o que é benéfico para a pele) e podem durar até 5 anos. A ideia é que ele seja lavado e reutilizado, como se fazia antigamente, antes dos absorventes descartáveis.

Importância da higiene

É essencial se ater aos cuidados com a higiene ao usar qualquer um desses tipos de absorventes íntimos. Durante o período menstrual e fora dele, é preciso manter a região íntima bem ventilada, usando calcinhas de 100% algodão.

Muitos especialistas são contra os “protetores de calcinha” (absorventes íntimos diários), pois eles ajudam a esquentar a região da vagina, aumentando a probabilidade de proliferação de bactérias e fungos, o que causa corrimento e mau cheiro. Além disso, muitos deles são perfumados e a presença química dos odores pode provocar alergia.

Também é imprescindível lavar a região algumas vezes ao dia, especialmente após a urina e as relações sexuais. Adotar bons hábitos em relação à higiene íntima não é difícil nem trabalhoso. Os lencinhos umedecidos para a região íntima são uma opção: eles podem ser levados na bolsa e certamente irão ajudar na limpeza externa.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Saúde da mulher. Corrimento esverdeado: o que pode ser?

Corrimento na gravidez: por que acontece e como tratar

Guia do corrimento vaginal. Tudo o que você precisa saber sobre corrimento: quais tipos, cores, cheiro, como diagnosticar e tratar

Futuras mamães: fiquem de olho no corrimento amarronzado na gravidez

Dúvida do leitor: corrimento na gravidez prejudica o bebê?

Corrimento com mau cheiro: como tratar

Corrimento vaginal: aprenda a descobrir quando o corrimento vaginal indica um problema de saúde

Camisinha que vibra – conheça a novidade que vai balançar o seu relacionamento

Camisinhas diferentes podem ser uma boa opção para sair da rotina com o seu parceiro. 

Bill gates investe na camisinha do futuro

Qual o momento certo de parar de usar a camisinha com o seu parceiro(a)?

Conheça os tipos de camisinha que dão mais prazer

Etiqueta do sexo: como fazer sexo oral sem tabu

Saiba tudo sobre a AIDS: causas, sintomas e tratamento