Relacionamento

Tenho dificuldade em admitir um erro. Como me desculpar com meu parceiro?

Por Redação Doutíssima 23/05/2014

Sinto muito. Duas das mais poderosas palavras que um ser humano pode dizer, palavras que podem ter significados diferentes, dependendo de como foram ditas. Admitir um erro e pedir desculpas é uma das coisas mais difíceis a fazer, no entanto, é algo que vem naturalmente para alguns casais que sabem como fazê-lo corretamente . Aqui estão algumas dicas para você conseguir admitir um erro frente ao seu parceiro e lhe pedir desculpas tranquilamente, sem neuras, medos e orgulhos feridos.

admitir um erro

3 Passos para admitir um erro e pedir desculpas

Em primeiro lugar, é importante refletir sozinha toda a situação antes de considerar um pedido de desculpas. Você realmente sente muito ou você ainda que sua ação foi justificada porque você foi provocada? Admitir um erro faz parte desta reflexão pessoal. Às vezes, as duas pessoas possuem, em parte, a culpa, e nesse caso, você precisa assumir a responsabilidade por suas ações. Trabalhe exatamente por aquilo que você se arrependeu e tenha certeza de mandar a raiva embora por completo. Não há nada pior do que uma pessoa com raiva pedindo desculpa amargamente, isto só vai deixar o parceiro mais irritado. Afinal, quem gosta de ouvir alguém pedir desculpa com sentimentos de raiva ainda?

Se você sentir que o seu parceiro deve também pedido de desculpas, não deixe quieto. Identifique o que você acha que cada um de vocês têm feito de errado, e abra o jogo em uma conversa clara, escute o seu ponto de vista. Se ele não for capaz de admitir um erro e pedir desculpas, diga-lhe que vocês gostaria de um pedido de desculpas também e exponha todas as suas razões, sempre de forma muito clara e pacífica. Não queremos que uma briga nasça desta reconciliação e mais pedidos de desculpas pela frente.

Em segundo lugar, tente se colocar no lugar do seu parceiro. Algo que você pode considerar insignificante pode ser muito importante para ele, e se você por acaso o insultou acidentalmente, lembre-se que poderia ter realmente o machucado. Faça o seu melhor para não mostrar que você não se importava, diga-lhe como você refletiu sobre o ponto de vista dele e que você sente muito.

admitir um erro

Finalmente, você também pode utilizar o poder da linguagem corporal na hora de admitir um erro e pedir desculpas ao parceiro. Esta é a parte mais difícil, mas tente o seu melhor para não olhar para o chão ou para baixo enquanto você pede desculpas. Fazer isso é OK, mas o seu parceiro vai acreditar muito mais em você se você fizer olhando nos olhos dele e sem vacilação. Experimente também sempre estar na mesma postura e altura que ele, sentados ou em pé, se posicione ao lado dele da mesma forma que ele estiver.

Pedir desculpas pode ser uma coisa muito difícil de fazer, mas seu parceiro vai gostar de ver você tentar o seu melhor para engolir o seu orgulho e reconhecer o que fez de errado. O principal é não ficar com raiva, e é por isso que o tempo inicial sozinha de reflexão para colocar a situação em perspectiva é muito importante.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Como aprender a pedir desculpas e admitir seus erros

Você sabia que a raiva pode ser resultado de desejos e expectativas frustrados! Saiba o que fazer para evitar

Brigas de casal: saiba evitar casos como o de Michael Jace

Como fazer as pazes com sua melhor amiga após uma briga

Como evitar brigas com o seu marido

Como melhorar um relacionamento que está tendo muitas brigas

Como é uma terapia de casal e quando procurar uma