Clínica Geral

Infecção viral: saiba o que fez Paul McCartney cancelar shows

Por Redação Fortíssima 23/05/2014

O cantor se desculpou com os fãs e agradeceu ao carinho mesmo após o cancelamento por causa de uma infecção viral. Entenda melhor 

 

paul mcCartney

 

O cantor Paul McCartney, de 71 anos, foi internado em um hospital de Tóquio, no Japão, o que o levou a cancelar os shows que ele faria na cidade. O ex-Beatles, que apresenta um quadro de infecção viral, usou as redes sociais para mandar uma mensagem aos fãs, que não puderam ver acompanhar as apresentações da etapa final da turnê Out There no oriente.

Na mensagem Paul escreveu: “Eu gostaria de agradecer meus fãs japoneses pelo amor, mensagens de apoio e compreensão. Eu espero ver todos vocês em breve. Com amor, Paul”. E parece que o quadro não é simples: o cantor cancelou também as apresentações que fariam em Seoul, na Coreia do Sul, na próxima semana.

A explicação dos médicos é de que, após pegar um vírus no Japão o cantor ainda não está se sentindo melhor, apesar do tratamento que vem sendo feito. Apesar de não ser considerado grave, foi recomendado ao cantor que descansasse.

Apesar de simples, muitas pessoas não sabem identificar a diferença entre os sintomas das infecções viral e bacteriana. Na verdade, é comum até mesmo os médicos se confundirem, pela semelhança entre as duas. Por isso vamos dar algumas dicas de como identificar estes casos.

 

Como diferenciar uma infeção viral de uma infeção bacteriana

 

Apesar da dificuldade para diferenciar as infeções virais das infeções bacterianas, devido à semelhança dos sintomas, é preciso tomar cuidado, pois um diagnóstico errado pode piorar o quadro clínico. O mais comum receitar antibióticos para os pacientes com infeções virais, o que não é eficaz. A situação ainda pode piorar, devido ao fato de que a utilização destes medicamentos gera resistência, dificultando ainda mais o tratamento contra as infeções bacterianas.

Dicas importantes: 

1 – Acompanhe o desenvolvimento dos sintomas. Os sinais das infeções respiratórias superiores, por exemplo, incluem tosse, corrimento nasal, dor de garganta, febre baixa e dificuldade em dormir. Os mesmos sintomas podem ser observados também na gripe. Normalmente, a duração de uma infeção viral é de 10 a 14 dias;

2 – Leve em conta a duração dos sintomas. Normalmente, os sintomas de uma infeção bacteriana duram um período superior aos 10 a 14 dias de uma infecção viral. A febre também é mais forte e piora após dois dias;

3 – Peça ao seu médico para indicar exames que possam indicar se você está sofrendo de uma infeção viral ou bacteriana. Normalmente eles utilizam a cultura viral para determinar se o paciente necessita de um medicamento antiviral. Um exame de sangue completo também pode determinar o tipo de infecção do paciente;

4 – É importante lembrar sempre que os médicos dependem sempre do relato inicial do paciente para elaborar um diagnóstico da infeção. Por isso, procure ser o mais realista possível para que ele tenha informações suficientes para indicar o melhor tratamento.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

AIDS no Brasil: heterossexuais representam maior parcela de infectados pelo HIV

Saiba tudo sobre a AIDS: causas, sintomas e tratamento

HIV infantil: bebê pode ter sido curada do vírus após tratamento realizado nas primeiras horas

Conheça os sintomas do HIV. Os primeiros sintomas são iguais aos de uma gripe

HIV: OMS apela para que governos incentivem tratamento com retrovirais

Como funciona o teste de HIV

Tratamento do HIV aproxima expectativa de vida de pacientes a da população em geral