Clínica Geral

Você sabe como é o tratamento da endometriose? Veja aqui como cuidar dessa doença

Por Redação Doutíssima 24/05/2014

A endometriose é uma doença inflamatória que tem como causa a migração de células do endométrio para os ovários ou cavidade abdominal. Por ser uma doença crônica, o tratamento da endometriose requer a adoção de medicamentos e, em casos mais graves, uma intervenção cirúrgica para a retirada de lesões.

A forma de tratamento da endometriose e irá variar conforme o estágio da patologia, que pode ser assintomática em alguns casos, dificultando o diagnóstico precoce. Já em outras mulheres, a doença pode gerar dor durante o ato sexual, cólica menstrual em maior intensidade, dor e sangramentos intestinais e urinários durante a menstruação.

tratamento da endometriose

Endometriose causa cólica menstrual, dor e sangramentos intestinais e urinários. Foto: Shutterstock

Tratamento da endometriose

O tratamento da endometriose considera uma série de fatores, como a opinião do médico e da mulher, as suas condições financeiras e as complicações proporcionadas pela doença.

Para muitas mulheres, especialmente as mais jovens, a melhor forma de tratamento da endometriose se dá pela suspensão da menstruação por alguns meses, o que impede o sangramento do tecido endometrial. A interrupção do ciclo menstrual é alcançada com o uso de medicamentos, como a pílula anticoncepcional tomada sem intervalos e os análogos do GnRH, embora estes possam provocar efeitos colaterais e levem o organismo a um tipo de menopausa controlada.

Muitas vezes, contudo, a cura da endometriose só é possível com a combinação do tratamento medicamentoso com a realização de procedimento cirúrgico. A laparoscopia é indicada tanto para o diagnóstico da doença quanto para o seu tratamento imediato, já que todos os focos de endometriose evidenciados no exame são prontamente retirados e cauterizados.

Outra estratégia possível no enfrentamento da doença é a retirada do útero e dos ovários, caso a mulher não deseje mais engravidar. Embora represente a cura da patologia, a opção por esta cirurgia como tratamento da endometriose só é recomendada quando outras formas terapêuticas se revelaram insuficiente. Neste processo, a migração das células da menstruação para outras áreas do corpo é impedida, evitando a sua recorrência e complicações da doença.

Novo medicamento

Em 2013, foi lançado no Brasil um novo medicamento indicado para o tratamento da endometriose. Composto por um tipo de progesterona, provoca um efeito intenso na atrofia dos focos de endometriose, secando as lesões e reduzindo sintomas e a ação inflamatória da doença. Médicos alertam, contudo, que toda medicação hormonal contínua pode produzir efeitos colaterais.

Exercícios e alimentação

Além da medicação hormonal, uma outra forma de tratamento da endometriose remete à mudanças no estilo de vida: adotar uma boa alimentação aliada à prática regular de exercícios aeróbicos.

Pesquisas médicas indicam que essa postura saudável pode contribuir para a melhora dos sintomas, já que há um estímulo indireto da imunidade. Também as atividades aeróbicas incrementam a produção de endorfinas, diminuindo no ovário a produção do estrógeno – o hormônio responsável por fazer a doença crescer.

Uma dieta balanceada também é capaz de corrigir deficiências de nutrientes e atenuar os sintomas da doença. Já as vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais têm a capacidade de aliviar o processo inflamatório e atenuar o sofrimento de quem convive com dor crônica.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Como calcular o período fértil

Entenda como calcular seu ciclo menstrual

Quero engravidar: 8 mitos sobre a fertilidade

7 conselhos certeiros de como engravidar rapidamente

10 dicas para engravidar rápido

Caminhar reduz risco de câncer de mama

Como combater a perda de libido feminina