Especialidades

Ranger os dentes durante o sono é normal? Saiba mais sobre o bruxismo

Por Redação Doutíssima 25/05/2014

Ouvir zumbidos, ter dores perto do ouvido, da nuca e dos ombros, sentir dificuldade para mastigar, bocejar e abrir a boca e perceber estalos na região do ouvido, ao forçar a abertura da boca, pode significar que você sofre de bruxismo.

Mais comum do que se pensa, a doença é caracterizada pelo hábito de pressionar e ranger os dentes durante o sono, produzindo ou não sons. O transtorno pode provocar desgaste dental, amolecimento de dentes, sensibilidade dentária, destruição e sangramento do tecido da gengiva e fadiga facial geral. Em dentes mais frágeis, sejam eles cariados ou tratados, o hábito de ranger os dentes pode ocasionar até mesmo uma quebra.

ranger os dentes

Apesar de não ter cura, o hábito de ranger os dentes pode ser controlado. Foto: Shutterstock

Presente em adultos e crianças, o distúrbio normalmente acompanha a pessoa por toda a vida, podendo afetar indivíduos de todas as faixas etárias e ambos os sexos. No entanto, ranger os dentes é mais frequente entre as mulheres de 15 a 35 anos. Crianças com excesso de atividades e que em algum momento passaram por problemas psicológicos apresentam uma maior probabilidade de desenvolver o bruxismo.

O que faz ranger os dentes

Normalmente, as causas do ato inconsciente de ranger os dentes estão relacionadas a fatores psicológicos, como tensão, raiva, agressão reprimida, ansiedade, medo e estresse, além do mau posicionamento dental.

O bruxismo ainda pode causar dores de cabeça e mandibulares no indivíduo, sendo que ele pode ser tanto noturno, quando a pessoa costuma ranger os dentes à noite, enquanto dorme e sem saber, ou também diurno, que se caracteriza por um hábito que vira uma mania.

O problema pode ser agravado com a prática de maus hábitos. Dormir de luz acesa ou com a televisão ligada e ficar muitas horas no computador antes de deitar são fatores externos que elevam o grau o distúrbio.

Por se tratar de estímulos que interferem no ciclo do sono, mesmo que o indivíduo não acorde, eles podem ser um gatilho para o bruxismo. Em virtude disto, o ideal é buscar um ambiente tranquilo para o seu descanso e bem-estar.

Controlando o bruxismo

Apesar de não ter cura, o hábito de ranger os dentes pode ser controlado. Normalmente, o tratamento do bruxismo é feito com o uso de placas, de silicone ou acrílico, que protegem os dentes, aliviam o sistema mastigatório e reduzem a atividade elétrica muscular causadora da tensão.

Mudar alguns hábitos também pode ajudar. Passar a escovar os dentes com escovas ultra-macias para não agredir ainda mais o esmalte do dente. Também busque evitar a ingestão de bebidas que tenham cafeína e de chocolate. Quem sofre de bruxismo também não deve mastigar com muita força durante as refeições.

Além disto, o dentista também pode sugerir formas de reduzir o estresse, como, por exemplo, realizar atividades físicas com frequência, fazer meditação, ioga, acupuntura e massagens. No entanto, não é recomendado fazer exercícios quatro horas antes de se deitar. Ao contrário, é indicada fazer um relaxamento antes de dormir. Como o bruxismo costuma estar interligado com depressão e ansiedade, pode haver necessidade de um tratamento psiquiátrico.

Já em casos mais graves de ranger os dentes, o especialista ainda pode prescrever medicamentos para que o indivíduo consiga relaxar e ter uma noite melhor de sono. O dentista ainda pode lhe indicar alguns exercícios para soltar os músculos maxilares.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Atrição dentária (bruxismo): conhecer, identificar e tratar

Tudo sobre o bruxismo

Conheça as causas do sonambulismo

Tudo o que você precisa saber sobre sonambulismo

Mitos e verdades sobre o sonambulismo

Veja o que está por trás de sua dor de cabeça

Dor de cabeça: 4 casos que pedem atenção!