Medicamentos

Você sabe pra servem os florais e fitoterápicos? Eles podem auxiliar a cura de distúrbios do sono!

Por Redação Doutíssima 25/05/2014

Atuando diretamente no eixo psico-neuro-endócrino-imunológico, os florais e fitoterápicos são fórmulas que restabelecem a fisiologia do organismo de forma integral. Em virtude disto, se tornam uma boa alternativa para o tratamento dos distúrbios do sono, que geralmente chegam trazendo mais que a dificuldade em dormir e restabelecer o equilíbrio do corpo.

Quadros de insônia, assim como o sono agitado e interrompido, é um sinal de que o organismo está com algum problema. É neste cenário que atuam os florais e fitoterápicos, pois a Fitoterapia busca tratar a causa do distúrbio e não apenas os seus sintomas.

florais e fitoterápicos

Florais e fitoterápicos são alternativa para tratamento dos distúrbios do sono. Foto: Shutterstock

A Fitoterapia é composta de extratos de ervas medicinais, conhecidos como tintura, mas há também os chás e o extrato seco. O floral é uma substância enérgica retirada das plantas. Enquanto que a fitoterapia age diretamente no organismo, o floral age na energia vital do indivíduo.

Com a combinação de florais e fitoterápicos, é possível tratar de maneira eficaz a insônia, pois eles atuam no psicológico, no sistema neurológico, no sistema endócrino e no sistema imunológico.

Escolha de florais e fitoterápicos

A escolha dos florais e fitoterápicos que serão usados ao longo do tratamento é baseada em uma entrevista detalhada, chamada de anamnese holística. Por meio dela, o naturólogo poderá escolher as plantas que adotará para o tratamento, pois há uma receita específica para cada paciente, já que as causas da insônia variam de pessoa para pessoa.

Como as essências florais agem de acordo com o princípio da ressonância, que se refere à força das essências, amplificando qualidades particulares de cada indivíduo, quanto mais um determinado remédio se aproximar da condição energética do paciente, maior será o efeito provocado. Assim, os florais promovem equilíbrio para enfrentar medos, preocupações, ansiedades e outros fatores que desarmonizam a mente de cada pessoa.

Tratamento

No tratamento dos distúrbios do sono, os florais e fitoterápicos agem com maior foco no sistema nervoso central. Isto porque os princípios ativos das ervas medicinais atuam no neurotransmissor GABA (Acido Gama Aminobutírico), que inibe o sistema nervoso, causando sua sedação.

Os fitoterápicos devem ser utilizados preferencialmente em forma de chá. No entanto, existem outras formas de uso também eficazes para o tratamento. São elas a tintura, o extrato fluido em álcool e o extrato seco.

A escolha do tratamento a ser adotada varia de acordo com cada pessoa. Os fitofármacos, por exemplo, costumam ser indicados com uma dosagem e um tempo de uso específico. Outras substâncias utilizadas em casos de insônia são a camomila, o maracujá, a melissa, o lúpulo, o centaury, o white chestnut, o hornbeam e o aspen.

Apesar de não ter nenhuma contraindicação, fora os casos de gravidez e estágio de lactação, o uso de florais e fitoterápicos não deve se dar por automedicação. O tratamento deve ser feito com acompanhamento profissional, pois somente desta forma será possível buscar uma solução efetiva à causa do problema.

Caberá ao naturológo combinar dosagens e recomendar outras práticas que favorecem a cura, como a prática de exercícios de respiração, a adoção de uma dieta equilibrada e a mudança de hábitos de vida.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

O que é homeopatia e para que ela serve?

Aprenda a fazer um remédio caseiro para sinusite

Aprenda a fazer um remédio caseiro para azia

Remédios naturais para a gripe

Conheça remédios caseiros que são aprovados em pesquisas científicas

Remédios caseiros para queimaduras solares

5 Remédios naturais contra a gripe e resfriado