Relacionamento > Saúde Mental

Elliot Rodge: entenda como funciona a Síndrome de Asperger

Por Redação Doutíssima 26/05/2014

Entenda a doença que levou o filho de um diretor de Jogos Vorazes a matar seis pessoas e deixar sete feridas na Califórnia, Estados Unidos 

 

Elliot Rodge

 

Na última sexta-feira Elliot Rodge (22), filho de um dos diretores do filme Jogos Vorazes, matou seis pessoas e deixou outras sete feridas na Califórnia (EUA). Após esfaquear até a morte três pessoas ainda em seu apartamento, ele saiu pelas ruas atirando, matando outras três pessoas. Em seguida ele se matou.

Familiares afirmaram que o jovem sofre de Síndrome de Asperger funcional, doença que também é conhecida como trastorno de Asperger ou desordem de Asperger. Trata-se de um distúrbio semelhante ao autismo, cuja principal característica é a falta de interação social. Este transtorno é mais comum em meninos e geralmente é diagnosticada por volta dos 3 anos de idade. Seu tratamento é feito com acompanhamento psicológico por toda a vida.

 

Conheça os sinais da síndrome da Asperger

 

– Falta de interação social;

– Dificuldade de concentração;

– Inteligência normal ou acima da média;

– Interesses restritos;

– Comportamento repetitivo;

– Comportamento social impróprio;

– Descoordenação motora;

– “Cegueira emocional” que se revela na dificuldade em perceber o olhar e a intensão do outro;

– Preocupações excessivas;

– Dificuldade em lidar com conflitos;

– Pode parecer rude com os outros;

– Não sabe consolar os outros;

– Têm dificuldade em lidar com críticas e pode parecer imprudente e ofensivo;

– Não há atraso no desenvolvimento nem cognitivo.

Normalmente, as pessoas com síndrome de Asperger não conseguem compreender nem lidar com as emoções alheias de forma emocional e, por isso, parecem não saber o que é afeto. Isso pode ocorrer por uma deficiência neurológica. Quando alguém chama a sua atenção, eles sentem-se irritados ou magoados, mas não sabem como expressar estas emoções com palavras ou gestos.

Somente um psicólogo ou psicanalista pode diagnosticar a síndrome de Asperger, geralmente após observar as características da doença no indivíduo e realizar uma série de testes. A definição do tratamento para as crianças com a síndrome de Asperger depende da análise de cada caso, não havendo algo já pré-determinado. Os especialistas na doença afirmam que quanto antes o tratamento for iniciado, melhor.

 

Tratamentos mais utilizados para a síndrome de Asperger

 

Geralmente, os programas que são incluídos no tratamento de para crianças com síndrome de Asperger seguem uma série de passos simples, a partir de atividades altamente estruturadas. Tarefas ou pontos importantes são repetidos com o decorrer do tempo para ajudar a reforçar determinados comportamentos. Estes programas podem incluir:

– Comportamento cognitivo ou terapia falada, para ajudar a criança a gerenciar suas emoções, comportamentos repetitivos e obsessões;

– Treinamento parental, para ensinar técnicas que podem ser usadas em casa;

– Terapia física ou ocupacional, para ajudar com as habilidades motoras e problemas sensoriais;

– Treinamento das habilidades sociais, frequentemente ensinadas em grupo;

– Terapia da fala e linguagem, para ajudar com a capacidade de conversação diária;

Alguns medicamentos também podem ser utilizados, como inibidores seletivos de recaptação da serotonina (ISES), antipsicóticos e estimulantes. Eles são indicados para tratar os problemas como ansiedade, depressão, problemas de atenção e agressão.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida

Como lidar com o amor e o medo de amar?

O sentimento de medo ajuda ou atrapalha?

4 Dicas para vencer a timidez

5 Dicas para espantar a preguiça

Aprenda mais sobre o TDAH

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) em adultos: Assuma o controle dos seus sintomas