Estética

Saiba como fazer drenagem linfática no rosto com segurança

Por Redação Doutíssima 29/05/2014

A drenagem linfática no rosto é um tipo de massagem realizada de maneira muito suave e superficial, mobilizando a linfa por meio dos vasos linfáticos e atuando de forma efetiva na retirada de toxinas do organismo. A técnica reduz o inchaço e melhora a aparência facial.

Para entender como fazer drenagem linfática no rosto, é preciso conhecer como ele funciona e onde está localizado o sistema linfático. A técnica é relativamente simples, mas requer cuidado e destreza.

A drenagem linfática no rosto reduz o inchaço e melhora a aparência facial. Foto: Shutterstock

A drenagem linfática no rosto reduz o inchaço e melhora a aparência facial. Foto: Shutterstock

Saiba como fazer drenagem linfática no rosto

Você sabe como fazer drenagem linfática no rosto? Para realizar o procedimento, o paciente deverá estar deitado numa maca e o terapeuta deve permanecer sentado próximo à cabeça do indivíduo durante toda a drenagem. Confira na sequência um passo a passo e descubra como fazer drenagem linfática no rosto.

1. A drenagem linfática facial deve iniciar estimulando o ângulo venoso, que está localizado na região lateral do pescoço. Este estímulo ocorre com movimentos em forma de espiral, que se iniciam na parte debaixo da mandíbula e seguem até a região das clavículas, utilizando somente os dedos.

2. Após, são posicionadas as pontas dos dedos na região abaixo do queixo e, com movimentos de meio círculos, deve-se drenar a linfa da região do centro do queixo até o final da mandíbula, próximo das orelhas. Em seguida, o terapeuta posiciona as pontas dos dedos no queixo do paciente e, com o mesmo movimento anterior, drena a linfa do queixo até a região das orelhas.

3. O próximo passo é posicionar as pontas dos dedos indicadores e médios entre o nariz e a boca e, com o movimento de meio círculo, drenar a linfa desta região para a parte de baixo do queixo, contornando a boca. Na sequência, é novamente estimulado o gânglio venoso com movimentos de meio círculo, da região lateral do pescoço até as clavículas.

4. Com movimentos circulares grandes, as pontas dos dedos tocam a parte superior das bochechas, drenando desta região até a parte abaixo do queixo. Após, com as pontas dos dedos médios no nariz e fazendo movimentos circulares, é drenada a linfa da parte abaixo do nariz até o canto dos olhos. São posicionadas as pontas dos dedos médios e indicadores, alinhando na região lateral do nariz, e com movimentos circulares, drenam a linfa desta região para a parte abaixo do queixo.

5. O passo seguinte posiciona três dedos na região lateral do rosto, iniciando o movimento de círculos e arrastando da região do canto externo do olho até a região localizada na parte de trás das orelhas. É repetido o estímulo ao gânglio venoso com movimentos de meio círculo, da região lateral do pescoço até as clavículas.

6. O passo a passo sobre como fazer drenagem linfática no rosto está quase completo. Por fim, as pontas dos dedos indicadores e anelares são posicionadas em cima dos olhos, de forma muito suave, com movimentos de semicírculos, realizando a drenagem da região interna dos olhos até a parte lateral da face, onde ficam as rugas. Após, a linfa é levada para a região logo à frente das orelhas. O movimento é repetido na parte de baixo das sobrancelhas.

Fica a dica

É importante que cada um desses movimentos seja repetido de três a cinco vezes, para que se alcance o efeito esperado. Assim, você saberá como fazer drenagem linfática no rosto e desfrutará de todos os benefícios e poder das mãos do seu terapeuta.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Gordura abdominal e celulite? Saiba como reduzir

Cremes para celulite: mito ou verdade?

Nutricionista ensina a enfrentar de vez o fantasma da celulite

7 Maneiras de combater a celulite

5 Soluções imediatas contra a celulite

Aprenda a fazer a ginástica anti celulite

6 Tratamentos que prometem reduzir a celulite