Esporte > Guia da Corrida

Correr emagrece! Confira 5 razões para perder aqueles quilinhos correndo

Por Redação Doutíssima 01/06/2014

Que correr emagrece, muita gente já sabe, especialmente os adeptos da prática, que traz inúmeros benefícios para saúde. Há um número, contudo, capaz de motivar até os mais sedentários na luta contra os quilinhos a mais: Quem praticar 30 minutos de corrida a 80% da frequência cardíaca máxima, alcançará um gasto energético de 600 calorias.

Correr emagrece porque a atividade movimenta grandes grupos musculares. Quanto maior foi a intensidade e tempo do exercício, mais hormônios serão liberados, gerando gastos energéticos por até duas horas após a corrida.

Correr emagrece porque a atividade movimenta grandes grupos musculares. Foto: Shutterstock

Correr emagrece porque a atividade movimenta grandes grupos musculares. Foto: Shutterstock

Descubra por que correr emagrece

Correr emagrece e faz muito bem à saúde do corpo e da mente. Preparamos uma relação de cinco razões para você calçar os tênis e começar a se exercitar sem perder tempo. Confira:

1. Queima de calorias: o consumo de calorias é grande na atividade e, por isso, correr emagrece. Um estudo comparativo entre quem pratica corrida e caminhada revelou que o primeiro grupo queima 90% mais calorias, alcançando melhores resultados quanto à perda de peso.

2. Benefício prolongado: correr emagrece também porque, diferente da caminhada, o gasto energético permanece elevado mesmo quando o exercício é seguido de repouso. Assim, a queima após a corrida é muito maior do que ocorre em atividades de baixa intensidade.

3. Tempo otimizado: na agitação frequente do cotidiano, poucas são as pessoas que conseguem encontrar brechas na agenda para praticar exercícios todos os dias. A corrida, então, otimiza o tempo ao promover uma queima de calorias maior do que na caminhada, por exemplo, mesmo que seja praticada duas ou três vezes na semana. Faça o teste e comprove que correr emagrece: experimente substituir dois dias de caminhada por um de corrida.

4. Exercício acessível: na comparação com outras atividades que promovem alto gasto energético, a corrida tem como vantagem a sua acessibilidade. Basta um par de tênis e um local para descobrir que correr emagrece. É uma opção barata e acessível para perder peso, mesmo se você estiver longe de casa e da sua academia.

5. Melhora no humor: estudos identificaram um alto nível de satisfação em praticantes de corrida. A justificativa está na liberação de hormônios específicos durante a atividade, responsáveis pela sensação ocasional de prazer e euforia. Assim, é comum sentir-se mais animado e de bem com a vida – e não apenas por saber que correr emagrece.

Plano de corrida

Para a sua tentativa de perder peso ter melhores resultados, é importante estabelecer um plano de corrida. Como ocorre com todos os exercícios, se a prática for rotineira e ocorrer na mesma intensidade todos os dias, seu corpo se adaptará e precisará gastar cada vez menos energia para realizar a atividade. Assim, se você correr a mesma distância e na mesma velocidade todos os dias, provavelmente queimará menos calorias do que no início.

O segredo é aumentar a intensidade, a velocidade e a duração da corrida. Correr emagrece ainda mais se você começar a prática devagar, correndo cerca de 15 minutos nas primeiras sessões e, quem sabe, duas ou três vezes por semana. O aumento gradual desta carga dará a você a recompensa de um corpo saudável e no peso ideal.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

5 Dicas para escolher o protetor solar corretamente

Base com protetor solar e protetor com cor de base: qual a diferença?

Proteção para a pele: veja dicas importantes sobre o uso de protetor solar

Sol e vitamina D: aliados naturais da sua saúde

Como tomar sol no verão sem estragar a pele

Conheça os perigos de usar óculos de sol falsificados

Como escolher os óculos de sol que combinam com o seu rosto