Dica do Dermatologista

Foliculite da barba: veja o que causa os pelos encravados no rosto

Por Redação Doutíssima 01/06/2014

Fazer a barba é tarefa diária para muitos dos homens. Mas, nesta rotina de se barbear, alguns problemas acabam surgindo. E um deles, bastante comum, é a foliculite. A foliculite da barba ocorre quando há uma inflamação de um ou mais folículos capilares na barba, causando dor e incômodo.

O diagnóstico da foliculite da barba é dado principalmente com base na aparência da pele. Testes de laboratório podem mostrar quais bactérias ou fungos estão causando a infecção. Os sintomas mais comuns da foliculite da barba são a erupção cutânea, coceira e espinhas ou pústulas perto de um folículo capilar. As espinhas podem inclusive formar uma crosta.

Contra a foliculite, se barbeie após o banho, pois os poros ficam dilatados. Foto: Shutterstock

Contra a foliculite, se barbeie após o banho, pois os poros ficam dilatados. Foto: Shutterstock

Incidência da foliculite da barba

A foliculite da barba atinge principalmente homens negros, pois, como eles geralmente possuem cabelos encaracolados e de maior espessura, após serem cortados, podem curvar-se para dentro da pele, causando inflamação. Outra causa é a presença da bactéria Staphyloccos Aureus ou de outras bactérias e fungos.

Um hábito comum entre os homens, principalmente daqueles que fazem barba com lâmina todos os dias, é passá-la no sentido inverso ao do crescimento dos pelos. Em um primeiro momento, o resultado pode até parecer melhor, mas não é. Essa técnica faz com que os pelos penetrem por baixo da pele antes de serem cortados, favorecendo o aparecimento da foliculite da barba.

Para evitar a ocorrência da foliculite da barba, é recomendável fazer a barba uma vez por semana, realizando uma boa esfoliação no rosto antes de se barbear e dando preferência por utilizar uma lâmina nova. O uso de cremes hidratantes após fazer a barba também é indicado, mas, se o problema persistir e ocorrer com frequência, pode-se optar pela depilação definitiva a laser.

Tratamento

O tratamento para a foliculite da barba é feito com a lavagem do rosto com sabonete antisséptico duas vezes ao dia. Caso o médico julgue necessário, ele poderá recomendar a utilização de um creme antibiótico à base de ácido fusídico, que deverá ser usado duas vezes ao dia, após lavar o rosto, até a completa remissão dos sintomas.

Essa pomada pode ser comprada nas farmácias de manipulação e possui um baixo custo. Fazer compressas umedecidas e mornas também pode ajudar, pois elas promovem a drenagem dos folículos afetados. Deve-se evitar arrancar o pelo ou estourar a bolha que se forma.

Para evitar complicações durante o tratamento, deve-se reduzir o atrito da roupa com a área, evitar barbear a área, manter sempre a região limpa e evitar roupas e toalhas contaminadas.

Cuide da sua barba

Para evitar problemas como a foliculite da barba, é preciso tomar alguns cuidados. Prefira se barbear logo após o banho, pois os poros ficam mais dilatados e os pelos mais maleáveis, minimizando os traumas à cútis durante o barbear. Use água fria após o barbear, pois ela causa o fechamento dos poros e vasinhos, evitando sangramentos.

Outro cuidado importante é o uso da loção pós-barba, que auxilia o fechamento dos poros, ajuda a aliviar irritações provocadas pela lâmina e possui propriedades cicatrizantes.

Esses produtos possuem propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, adstringentes e hidratantes, podendo ser úteis para cada tipo específico de pele. Por outro lado, deve-se evitar as loções com álcool, pois eles podem irritar e provocar ressecamento e ardor após o barbear.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

5 Dicas para escolher o protetor solar corretamente

Base com protetor solar e protetor com cor de base: qual a diferença?

Proteção para a pele: veja dicas importantes sobre o uso de protetor solar

Sol e vitamina D: aliados naturais da sua saúde

Como tomar sol no verão sem estragar a pele

Conheça os perigos de usar óculos de sol falsificados

Como escolher os óculos de sol que combinam com o seu rosto