Clínica Geral

Alterações na tireoide provocam queda de cabelo e outros distúrbios – leia mais!

Por Redação Doutíssima 02/06/2014

alterações na tireoide

 

A queda de cabelo tem causas diversas, mas é comumente ocasionada por alterações na tireoide, uma das maiores e mais importantes glândulas endócrinas. Responsável pela produção de dois hormônios (T3 e T4) importantes para o bom funcionamento de todas as células, quando ela não funciona de forma regular, o corpo reage através de problemas em diversas regiões e órgãos, como o sistema nervoso central, tecido gorduroso, coração e também pele e cabelos.

 

Como detectar alterações na tireoide?

Para que seja feito um diagnóstico correto, é necessário avaliar vários fatores que vão desde a detecção dos sintomas até a realização de exames físicos, laboratoriais e de imagem, sob orientação médica.

 

Quais as possíveis alterações e sintomas na tireoide?

As alterações na tireoide costumam ocasionar a produção irregular dos hormônios (hipo ou hipertireoidismo), nódulos benignos, tumores malignos e inflamação da glândula (tireoidites).

É importante salientar que nem todas essas patologias levam à alteração dos níveis hormonais (T3 e T4). Fique atento, pois o exame de sangue normal não garante sempre que está tudo funcionando perfeitamente no corpo.

Os sintomas relacionados às alterações na tireoide são variados: alteração no humor, sono e funcionamento do intestino, menstruação irregular, alterações dos batimentos cardíacos, dores musculares, mudanças no peso, diminuição da memória e sudorese excessiva.

 

 

alterações na tireoide

O cabelo também pode ser afetado?

Sim, e isso pode acontecer de várias formas:

1) através da queda difusa ou localizada. Os hormônios da tireóide atuam na fase anágena (fase de crescimento e desenvolvimento do folículo piloso) e, por isso, a sua importância nesse caso. Quando alterados, podem ocasionar o eflúvio telógeno (queda difusa) e, no caso do hipotireoidismo de Hashimoto, vir associado à alopecia areata (síndrome autoimune).

2) O cabelo torna-se seco, quebradiço e sem brilho (é comum acontecer com a pele e as unhas também).

 

Como tratar as alterações na tireoide?

Muitas pessoas tratam a queda capilar sem investigar as possíveis causas ou desejando um único tratamento que possa ser usado na mãe, irmão, amiga e tia. Afinal, todos apresentam o mesmo problema. Antes de tudo, é preciso investigar as suas causas, quais as condições de saúde dos pacientes, verificar quais medicamentos e suplementos ele pode usar e a dose ideal para cada organismo.

Se esse fatores não forem levados em consideração, o tratamento não será efetivo. E por isso, há tantas queixas de pacientes dizendo que fez tratamento, tomou várias vitaminas e não melhorou. Pode até existir uma melhora temporária, porém, seguida de uma piora intensa. Proceder dessa forma acaba mascarando a causa e interfere no diagnóstico e na prescrição de um tratamento correto, o que compromete o resultado final. Então, procure um médico.

 

 

Referências bibliográficas:

  • A retrospective study of thyroid structural abnormalities in alopecia patients, Kristen Lo Sicco,1 Sean McGuire,2 Joseph C. English, III1,* 1.Department of Dermatology; 2 School of Medicine; University of Pittsburgh; Pittsburgh, PA USA
  • Livro: Queda Capilar e a ciência dos cabelos. Dr Ademir Carvalho Leite Jr.
  • Site: Sociedade Brasileira de Endocrinologia

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Câncer de tireoide: tudo o que você precisa saber sobre a doença

Como controlar os sintomas da tireóide

Alopécia: doença provoca queda e até eliminação do cabelo

Queda de cabelo pode ser relacionado a problema de saúde

Sofrendo com o hipertireoidismo? Aprenda a controlar os sintomas e viva melhor

Doutor, será que tenho Hipotiroidismo?

Saiba tudo sobre o hipotiroidismo durante a gravidez: como lidar?