Relacionamento

Como superar uma separação amorosa sem ressentimentos

Por Redação Doutíssima 02/06/2014

Não é fácil superar uma separação amorosa. Pode ter sido um namoro ou um casamento, quando suas pessoas compartilham parte da vida juntas, a sensação da perda quando há o rompimento é enorme e muita gente chega a sofrer de depressão. É preciso tempo para conseguir acalmar os ânimos. Mas se é impossível não sofrer, você pode passar por cima disso sem guardar mágoas e diminuindo o sofrimento. Tente seguir esses passos para superar uma separação amorosa.

superar uma separação amorosa

 

 

Aprenda a superar uma separação amorosa em 5 passos e seja feliz!

 

1. Trabalhe primeiro o seu psicológico. Não tem como superar uma separação amorosa sem tocar a mente à diante. Você tem que se convencer de que já não está em uma relação. Diga a si mesma que está separada e que agora você não depende de ninguém para ser feliz. Sobretudo, é importante virar a página na sua cabeça e não alimentar a possibilidades de vocês voltarem. Pense que tudo mudou e agora você poderá conhecer outras pessoas.

 

2. Mude um pouco a sua rotina. Essa é uma oportunidade pra você fazer tudo o que queria fazer mas seu ex parceiro não queria. Qual esporte você quer praticar? Qual viagem queria muito fazer? Que tipo de mudanças queria fazer na sua casa? Você vai superar uma separação amorosa mais facilmente se deixar a velha rotina que te faz lembrar do seu ex de lado.

 

 uma separação amorosa3. Sofrer é normal, mas nada de depressão. Principalmente no começo, superar uma separação amorosa parece impossível e tudo perde a graça, a vontade é mesmo de se entregar à tristeza, mas você deve se esforçar pela sua saúde mental. Passar pela dor da separação é natural e mesmo necessária para fechar essa fase, como afirmam psicólogos. Você vai chorar sim, vai sentir tudo o que tiver que sentir, mas não se permita chegar à depressão. Tente sair de casa, ver amigos, converse com quem você confie e divida a carga dessa dor. Faça programas engraçados e divertidos que te tirem a lembrança do ex.

 

4. Mantenha o pensamento positivo. É preciso um esforço para superar uma separação amorosa sem deixar o negativismo te dominar. Mas pense que esse não é o fim da sua vida e você vai sim voltar a amar e encontrar alguém. Nada de guardar mágoas da outra pessoa ou se culpar pelo que seja. Se não deu certo é porque o melhor ainda está por vir. Livre-se dos pensamentos negativos e mantenha-se positiva. Você pode buscar livros e videos de auto-ajuda caso esteja com muita dificuldade.

 

5. Calma e paciência. O tempo é um aliado primordial para ajudar a superar uma separação amorosa. É natural que as coisas se acalmem com o tempo, então não tenha pressa de mudar tudo o que você sente. O começo é mais difícil, por isso esse esforço inicial é maior.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Como superar um divórcio

O cérebro está programado para o divórcio. Entenda.

12 Dúvidas frequentes sobre divórcio

DIVORCIO : Momento certo para uma nova relação depois do divórcio

5 Regras básicas para namorar após a separação

Como explicar um divórcio para o seu filho

Entenda a relação entre o divórcio e desenvolvimento social das crianças