Guia do Câncer

Cirurgia de câncer de próstata: entenda como funciona este tratamento

Por Dr. Rui Farinha 05/06/2014

Quem precisa realizar uma cirurgia de câncer de próstata possui três opções diferentes, que podem variar entre as mais invasivas ou com menor impacto. Entenda como funcionam. 

 

cirurgia para câncer de próstata

 

Cirurgia de Câncer de próstata

 

A cirurgia de câncer de próstata é conhecida como Prostatectomia Radical. Os grandes avanços no conhecimento, tanto da anatomia da próstata quanto do ponto de vista tecnológico, permitiram tornar uma cirurgia de grande risco (muito demorada e muito invasiva) em uma cirurgia muito mais segura, com riscos bem controlados, mais rápida e menos invasiva.

O objetivo principal desta cirurgia é remover toda a próstata e as vesículas seminais. Existem algumas situações em que se torna necessário remover também os gânglios linfáticos, que estão localizados próximos da próstata. Desta forma, é possível remover completamente o câncer.

Existem três formas de fazer este tipo de cirurgia de câncer de próstata: por via aberta, em que é necessário fazer uma incisão de dimensão variável abaixo do umbigo; por via laparoscópica, em que através de quatro ou cinco pequenas incisões se realiza toda a cirurgia (neste caso a próstata acaba sendo removida por uma pequena incisão); ou por via robótica, através de quatro ou cinco pequenas incisões com o auxilio de um sistema robótico.

 

Como é definido o tipo de cirurgia de câncer de próstata

 

A escolha da via pela qual a cirurgia de câncer de próstata será realizada depende essencialmente do centro urológico onde se realiza o tratamento. Existem centros onde os cirurgiões só fazem a cirurgia aberta, bem como outros onde se realiza também cirurgia laparoscópica ou mesmo os que fazem somente cirurgia robótica.

O sucesso deste tipo de cirurgia depende muito mais da experiência do cirurgião que irá realizar a cirurgia. Se o cirurgião tiver muita experiência com a cirurgia aberta, conseguirá obter resultados quase tão bons como um cirurgião que realiza a cirurgia por via laparoscópica ou robótica. A cirurgia de câncer de próstata é sempre realizada com uma anestesia geral.

Se a opção for pela cirurgia laparoscópica deverá ser levada em consideração a possibilidade de converter para uma cirurgia aberta, apesar de que esta conversão raramente ocorre. Este tipo de intervenção implica um período de internação de duração variável, pois depende da recuperação do paciente após a cirurgia de câncer de próstata.

 

Preparação para a cirurgia de câncer de próstata

 

A situação clínica do paciente é discutida pelo cirurgião antes do início da cirurgia, além de ser feita também uma avaliação pelo anestesista. Somente assim é possível garantir que a pessoa está apta para ser submetida a este tipo de intervenção.

O tempo de recuperação após uma prostatectomia radical é variável e depende essencialmente da via utilizada. De uma forma geral, a cirurgia aberta implica um maior tempo de internamento do que as opções minimamente invasivas da cirurgia laparoscópica ou robótica.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Qual a importância do exame de próstata

Campanha em São Paulo incentiva homens a fazer exame de próstata

Novo tratamento aumenta sobrevivência em casos de câncer de colo do útero

Você sabia que se diagnosticado precocemente, câncer colorretal pode ser curável?

Entenda como é feita a colonoscopia e saiba o quanto ela é importante para o diagnóstico precoce do câncer

Computador Watson contra o câncer: tecnologia da IBM será empregada no combate ao câncer

Sedentarismo aumenta em 40% os fatores de risco para câncer de mama