Dieta

Dietas detox: escolha o melhor método e limpe seu organismo

Por Redação Doutíssima 06/06/2014

Das mais suaves às mais severas, são muitas as opções para fazer uma boa desintoxicação. Saiba melhor como escolher entre as dietas detox e purifique seu organismo 

 

dietas detox

 

Já virou moda em revistas e sites especializados o termo ‘detox’, que está relacionado a uma limpeza radical do organismo feita por meio das chamadas dietas detox, como forma de eliminar as toxinas que se acumulam pelos maus hábitos. O que não se fala com a devida clareza é que para cada organismo os efeitos da desintoxicação serão diferentes, por isso a importância de se escolher bem o método utilizado.

 

Quando iniciar as dietas detox?

 

Normalmente o nosso próprio corpo já demonstra claramente que não está funcionando bem, através de sinais de fadiga (falta de disposição, irritabilidade, doenças, etc.). Este é o momento certo de iniciar um processo para limpar as toxinas acumuladas no seu organismo para que ele volte a funcionar de maneira plena. É aí que você deve escolher qual é a melhor entre as dietas detox para alcançar este objetivo.

Existem diferentes métodos à disposição, alguns são mais suaves outros mais violentos para o corpo. O melhor é você escolher aquele que mais combina com você. Se você está sentindo que seu corpo precisa de desintoxicação não hesite em consultar um nutricionista que poderá te ajudar nesta decisão.

 

Por que temos toxinas em nosso corpo?

 

Atualmente, muitas pessoas estão acima do peso, o que é uma prova de que comemos muito mais do que precisamos e de que nossa alimentação não é saudável. Junte-se a isso o contato com os produtos químicos e tóxicos (encontrados em cosméticos, brinquedos, roupas, etc.), o stress e a poluição do ar, entre outras coisas que só pioram a situação.

Por isso podemos dizer que o nosso corpo está sujo, ele acumula muita impureza e não consegue mais eliminá-la. Isso pode incorrer em diversas doenças, das mais simples às mais graves, como resfriados, asma, problemas de pele (eczema, acne), celulite ou mesmo um câncer. A lista é longa, infelizmente! Por isso, vamos ajudar você a decidir se vai optar pelas dietas detox mais severas ou mais leves.

 

Dietas detox mais suaves

 

Por se tratar de um método mais leve ele pode ser feito em diversos momentos, sem que haja algum prejuízo para a sua saúde. Mas é importante lembrar que, em geral, o início de cada estação do ano é o melhor momento para fazer uma desintoxicação.

Neste método começamos por remover certos alimentos por alguns dias (açúcares refinados, farinhas, álcool, tabaco, laticínios e produtos de origem animal). Substituímos tudo isso por uma alimentação mais saudável, com base em legumes crus ou cozidos no vapor e cereais integrais, além de beber muito líquido (sucos de frutas frescas, sucos de vegetais, chás de ervas, água).

Este é também um bom momento para arejar: tomar o tempo para respirar profundamente, cuidar de você, desfrutar de atividades suaves como yoga ou caminhadas leves. Não se esqueça de utilizar óleos essenciais ou de plantas para limpar também o seu fígado e estimular os seus rins (pergunte ao seu farmacêutico ou nutricionista).

Os resultados 

Você vai se sentir mais em forma, mais ativo, com o trabalho do sistema digestivo fluindo melhor. A desintoxicação pode atuar contra alguns efeitos colaterais de curto prazo, como o cansaço ou mesmo as espinhas (sinal de que o corpo elimina as toxinas através da pele).

 

Dietas detox mais radicais

 

Estes métodos tem como base a ingestão de produtos naturais não tóxicos, mas que possuem efeito laxante, com o objetivo de expelir as toxinas do nosso corpo através dos intestinos. Anteriormente, os médicos utilizavam este modo de limpeza interna para tratar diversas doenças, mas acabou caindo no esquecimento. Existem dois produtos que são comercializados sem a necessidade de receita:

O óleo de mamona: é um produto muito conhecido para o tratamento de beleza das unhas e cabelos. Porém, o óleo de rícino é um dos mais espessos óleos vegetais, que faz dele um laxante que pode ser violento. O óleo pode ser comprado em farmácias ou em sites de compras. Mas cuidado, pois ele deve ser puro! Algumas garrafas de óleo de rícino possuem fragrâncias, casos em que são acrescentados óleos essenciais para mascarar o cheiro.

Pode-se tomar três colheres de sopa (mulher) ou quatro (homem) à noite, em vez de jantar, ou na parte da manhã com o estômago vazio, misturado em meio copo suco de laranja. Então você não deve comer ou beber antes que o óleo faça efeito. Pode ser depois de uma hora, 2, 3, 5… Tudo depende de cada caso, bem como do estado de seu sistema digestivo.

No mesmo dia (se você fizer na parte da manhã), é bom evitar beber muito (o seu corpo estará desidratado). Se você estiver com sede poderá tomar um copo de suco de ameixa ou comer. Então você passar para um dia de mono dieta de frutas (uvas, maçãs, laranjas, etc.). É permitido também tomar iogurtes naturais ou caldos vegetais.

Leite de magnésia: é um laxante natural, do qual você deve misturar duas colheres de sopa em um copo de água, no lugar do jantar pela da manhã com o estômago vazio. Deve manter-se em jejum até que o produto faça o efeito.

Os resultados

Depois que estes produtos fazem o efeito você pode retomar sua alimentação normal (da forma mais saudável possível, é claro). Você vai perceber que seu organismo está mais leve e funcionando muito melhor. Isso porque o corpo está limpo, pois foi esvaziado de todas as impurezas. Em suma, há uma sensação de paz interior e bem-estar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Entenda como funciona a dieta Low Carb e use a biologia à seu favor

Macarrão light: receita para comer de tudo sem sair da dieta

Dieta do leite: saiba como perder peso rapidamente

Dietando com prezer: receita de estrogonoff de carne

10 alimentos ricos em ferro para você incluir na sua dieta

Dicas de dietas vegetarianas

10 dietas secretas das celebridades