Clínica Geral

Pequenos incômodos diários podem esconder sintomas da anemia

Por Redação Doutíssima 06/06/2014

Cansaço excessivo, sonolência, dores de cabeça, fraqueza e tontura podem ser sintomas da anemia, quadro clínico que se caracteriza pela redução de glóbulos vermelhos no sangue. Por serem as células responsáveis por fazerem o transporte do oxigênio, levando-o para todos os órgãos e tecidos do corpo, é comum que, com o aparecimento da doença, surjam estes sintomas da anemia que causam pequenos incômodos diários.

Quanto mais grave for o quadro de anemia, mais intensos serão os sintomas da anemia. Isto porque os sintomas da anemia estão relacionados com a falta de ferro e fornecimento inadequado de oxigênio às células do corpo.

Pessoas que sofrem de cansaço excessivo devem investigar a chance de anemia. Foto: Shutterstock

Pessoas que sofrem de cansaço excessivo devem investigar a chance de anemia. Foto: Shutterstock

No entanto, apesar de ser uma condição comum, a anemia é muitas vezes mal diagnosticada, tendo como consequência um tratamento inadequado e, em alguns casos, inexistente. Por isto, é de extrema importância identificar e conhecer os sintomas gerados por este distúrbio, que não é uma doença, mas sim um sinal de uma doença.

Outros sintomas da anemia

O cansaço é o mais comum dos sintomas da anemia. Quanto mais rápida for a queda da concentração de glóbulos vermelhos no sangue, mais intenso será o sinal de cansaço. Pessoas jovens e sadias conseguem suportar melhor o quadro, sentindo os sintomas da anemia apenas quando precisam realizar esforços. Já as pessoas de idade mais avançada costumam se queixar muito de cansaço e falta de energia.

A falta de ar também pode ser apontada como um dos sintomas da anemia. No entanto, ela só costuma ocorrer em casos graves ou em pacientes que já apresentam algum problema cardíaco ou pulmonar. Com a falta de ar, o organismo acelera a frequência respiratória que, por sua vez, aumenta a frequência cardíaca.

Outra característica comum de quem sofre com a anemia é a palidez cutânea. Em pessoas de pele mais escura, esta palidez da pele é mais difícil de ser percebida. Para identificar uma anemia, é preciso olhar a cor da boca e da conjuntiva dos olhos, que apresentam uma aparência mais pálida. Além dapalidez, a pele também pode ficar mais fria e seca.

A anemia também pode se manifestar por uma maior frequência de câimbras no indivíduo. Além disto, é recorrente a manifestação do distúrbio por uma maior sonolência durante o dia, dificuldade de concentração, perdas de memória, dores de cabeça com frequência, unhas mais fracas e quebradiças, inchaço nos tornozelos, queda de cabelo e falta de apetite.

Os sintomas da anemia em crianças são semelhantes aos sinais em adultos. Só que além dos sinais apresentados acima, ainda incluem atraso no desenvolvimento físico e mental, assim como infecções recorrentes.

Tratamento da anemia

Para tratar a anemia, primeiro, é preciso identificar a sua causa. Em se tratando de uma deficiência nutricional motivada por má alimentação, a abordagem pode se dar por meio de uma dieta adequada ou suplementando as perdas vitamínicas ou de sulfato ferroso.

Já quando a doença for caracterizada como uma anemia congênita, ou seja, uma falha nos glóbulos vermelhos que o indivíduo traz desde o seu nascimento, pode se fazer necessário realizar transfusões de sangue ou, ainda, administrar medicamentos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite