[the_ad_group id="16403"]
Sem categoria

Zumba step: mistura de dança e esporte contra os quilinhos indesejados

Por Redação Doutíssima 06/06/2014

Perder aqueles quilinhos inconvenientes ficou mais fácil, principalmente para aquelas pessoas que estão conectadas às tendências de academia. A zumba, mistura de ritmos latinos, quentes e agitados, foi combinada com um velho conhecido das academias: o step.

A associação destas duas especialidades aeróbicas deu origem à zumba step, um método que é capaz de fazer com que o aluno perca até 1.100 calorias em uma única aula.

Versões do programa zumba fazem sucesso nas academias e queimam muitas calorias. Foto: Shutterstock

Versões do programa zumba fazem sucesso nas academias e queimam muitas calorias. Foto: Shutterstock

A aula de zumba step se caracteriza por aliar o trabalho abdominal, glúteos e movimentos de step, juntamente com passos de dança, sendo que o seu grande diferencial é o fato de proporcionar aos alunos dinamismo, diversão e eficácia nas aulas.

Segundo a instrutora de zumba fitness Débora Grings, a zumba é um método de condicionamento físico que une o fitness e a dança. Uma das características marcantes desta aula é parecer uma verdadeira festa.

Zumba step é o mais novo programa Zumba, com a mesma intensidade e facilidade de seguir os passos. Porém, esta é a versão da zumba fitness no qual utilizamos o step como acessório. Não é uma aula de step, é uma aula de zumba com step”, explica Débora.

Gasto calórico da zumba step

A especialidade zumba step procura trazer aspectos da aula de zumba tradicional, adicionando movimentos fitness e incorporando variações de danças, como cumbia, salsa, merengue e reggaeton (ritmos latinos), em coreografias fáceis e de muita interação entre os alunos.

A energia depositada neste exercício costuma fazer os praticantes gastarem entre 600 e 1.100 calorias a cada aula, que dura em torno de uma hora e meia. “Por ser uma atividade de alto gasto calórico, a zumba step é uma excelente opção de exercício para quem deseja perder peso. É claro que, como qualquer outra atividade física, é necessária a orientação de um educador físico para adaptar os exercícios para casos com restrições articulares ou situacionais”, salienta Débora.

Outros benefícios

Além de ajudar na perda de peso e a tonificar glúteos, abdômen, coxas, pernas e coluna, que são as partes mais trabalhadas neste exercício, a zumba step propicia outros benefícios para seus praticantes.

O método ajuda no controle da pressão sanguínea, na digestão, na proteção cardiovascular, na melhor eficiência do sistema respiratório e do circulatório, na redução do risco de derrame, no fortalecimento das articulações, na melhora postural, além de aumentar a expectativa de vida e minimizar as dores e desconfortos pelo corpo.

“O método da zumba step tem inúmeros benefícios para o aluno, tanto para o seu corpo como para sua mente. Melhora o condicionamento cardiorrespiratório, redução do percentual de gordura, tonificação muscular, socialização, melhora do equilíbrio, da memória e do humor são alguns deles. Enfim, é uma atividade que propicia inúmeros benefícios para quem o pratica”, pontua Débora.

Os riscos de lesão na aula de zumba step são baixos, já que em cerca de 70% do tempo o exercício é, basicamente, apenas dança. Além disto, as aulas são sempre orientadas por um instrutor especializado no método, que informará aos alunos sobre os cuidados a serem adotados durante o exercício como, por exemplo, pisar com os pés por completo no step e jamais pular do aparelho no solo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]