Dica do Nutricionista

Dieta líquida: saiba quais são os riscos do regime à base de sopas e sucos

Por Redação Doutíssima 07/06/2014

A dieta líquida, elaborada principalmente à base de sopas ou de sucos, caiu no gosto de várias pessoas e se tornaram mega populares. Porém, em muitas situações, a dieta líquida pode não ser considerada saudável.

Com a promessa de emagrecimento rápido, as dietas são feitas completamente à base de líquidos para reduzir a quantidade de calorias ingeridas. O problema começa no fato de que o normal do organismo é processar o alimento, fazendo com que ele passe por todas as etapas da digestão, que inclui a mastigação.

dieta líquida

A dieta líquida é elaborada principalmente à base de sopas ou de sucos. Foto: Shutterstock

Muitas pessoas optam por tomar shakes nutricionais para que a dieta líquida não interfira tão diretamente na quantidade de nutrientes do corpo. Porém, não importa como for, pois os shakes não conseguem suprir a quantidade de nutrientes que o corpo precisa.

O mesmo vale para as sopas. Mesmo que todos os alimentos estejam ali, eles perdem partes importantes durante o cozimento. As pessoas quando focam na dieta líquida pensam apenas na perda de peso e não no funcionamento do organismo.

Duração da dieta líquida

Outra coisa que deve ser levada em consideração quando vai se começar uma dieta líquida é o tempo que ela vai durar. Ela não pode durar um tempo muito prolongado, pois isso afetará diretamente o funcionamento dos sistemas do corpo. Uma das consequência da dieta líquida é a hipovitaminose, causada pela falta de vitamina B1 no sangue.

Se acostumar com alimentos sólidos depois de fazer o corpo aceitar a dieta líquida também pode se tornar uma tarefa complicada. O estômago começa a rejeitar o alimento que precisa ser digerido com mais esforço, podendo causar uma série de incômodos, como azia e enjoos, até vômitos. A desnutrição também pode acontecer muito facilmente durante a dieta líquida.

Benefício da desintoxicação

Uma das coisas para as quais a dieta líquida serve muito bem, quando feita com acompanhamento médico, é como um modo de desintoxicação. Elas duram um curto período de tempo e serão trocadas por uma dieta “normal”, com alimentos sólidos e atividades físicas regulares. Não basta apenas pensar na perda de peso imediata e, sim, na saúde do corpo a longo prazo.

A dieta líquida também influi diretamente no intestino e no seu funcionamento normal. Como a alimentação é baseada em líquidos, as chances de as quantidades de fibras não serem supridas são muito maiores. Frutas, verduras e vegetais são a principal fonte de fibras para o organismo e, ao cozinhá-los ou espremê-los, ambos perdem boa parte de todo o seu nutriente. Então, é comum que a pessoa que esteja passando pela dieta líquida enfrente períodos de prisão de ventre.

Por ser um tipo de dieta extremamente restritiva, a dieta líquida tende a cansar a pessoa muito mais fácil que qualquer outro tipo de dieta. Ela enfraquece o corpo com muito mais rapidez também.

A pessoa que está acostumada a fazer seis refeições diárias com consumo de sólidos e troca, abruptamente, esse quadro, gerando grandes chances de sofrer de fraqueza logo na primeira semana da aplicação. Os quilos perdidos nesse meio tempo, afirmam especialistas, voltam com muito mais facilidade a serem marcados na balança depois que a dieta líquida acabar.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone