Dieta

Dieta vegetariana: conheça os vegetais que podem substituir a proteína da carne

Por Redação Doutíssima 08/06/2014

Não é de hoje que as pessoas começaram a cogitar a ideia de tirar a carne como alimento de suas vidas. A dieta vegetariana pode ser adotada por diferentes razões e motivos, tanto por questões de saúde quanto por incentivos morais. Porém, fica a dúvida: como a pessoa que quer iniciar a dieta vegetariana precisa se portar para substituir toda a quantidade de proteína que a carne provém?

Como a carne vermelha é rica em colesterol e outros tipos de gordura, ela comumente é associada a doenças do coração. No entanto, tirá-la do quadro alimentar completamente sem fazer qualquer tipo de reposição proteica irá gerar os mais diferentes tipos de efeitos negativos ao organismo. Quando a dieta vegetariana é iniciada, é dever da pessoa encontrar os alimentos com que mais tenha afinidade para suprir o nível de proteínas.

Dieta vegetariana pode ser adotada por questões de saúde ou incentivos morais. Foto: Shutterstock

Dieta vegetariana pode ser adotada por questões de saúde ou incentivos morais. Foto: Shutterstock

Alimentos da dieta vegetariana

Um dos mais conhecidos quando se fala sobre a dieta vegetariana é a soja. Alimento polivalente, é uma fonte de proteína bruta e pode ser preparada das mais diferentes maneiras, desde seu grão até em forma de leite. Além da reposição de proteínas na dieta vegetariana, a soja também contém aminoácidos e auxilia na redução do colesterol.

Se a pessoa optar por não deixar de comer produtos provenientes de animais, como queijo, ovos e mel, uma boa inserção do cardápio da dieta vegetariana é o ovo. Ele é responsável por uma grande parte de proteínas, além de ser fonte de ômega 3 e 6, muito importantes para o funcionamento saudável do corpo. Mas nada de só comer ovo frito! É sempre melhor comer este tipo de alimento cozido.

Um tipo de alimento que não pode faltar na dieta vegetariana é, com certeza, todos os tipos de vegetais que possuam coloração verde-escuro, como espinafre, agrião e brócolis. Todos eles possuem uma taxa elevada de ferro e serão de grande ajuda ao seu organismo.

Sempre é interesse fazer o consumo deles o mais frescos possível e crus, pois o cozimento faz com que alguns nutrientes sejam perdidos. Inclua pelo menos um tipo de vegetal verde-escuro em cada uma de suas refeições, aliando-os à outros alimentos que também sejam benéficos para a dieta vegetariana.

Experimente novos sabores

Alimentos que não eram tão comuns na alimentação diária também são bem-vindos. Aproveite da dieta vegetariana para experimentar novos sabores e aprender novas receitas.

O tofu, queijo oriental feito à base de soja, é uma das delícias que a dieta vegetaria traz consigo. Consuma também leite e seus derivados, queijos e iogurtes. Especialistas indicam que é melhor que a pessoa que faz a dieta vegetariana ingira esse tipo de alimento mas nas opções fortificadas.

Aposte na presença de vários cereais na dieta vegetariana. Aquela coisa de “só como arroz branco” vai ficar para trás. Gérmen de trigo, arroz selvagem e aveia são opções. Todos os tipos são bem-vindos e apresentam grande influência no funcionamento do organismo durante a dieta vegetariana.

Bateu aquela fome no meio do dia? Nem sempre os locais possuem uma versão vegetariana dos lanches, então, tenha sempre por perto frutos secos e sementes. Pode ser um pouco complicado no começo, porém a pessoa vai se acostumando com o tempo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite