Esporte

Dos 8 aos 80 anos: conheça os benefícios da caminhada para todas as idades

Por Redação Doutíssima 08/06/2014

Indicada para todas as idades e para vários tipos de pessoas, a caminhada é uma das atividades físicas mais fáceis e mais indicadas para quem procura iniciar uma vida mais saudável. Os benefícios da caminhada podem ser observados em todos os grupos de pessoas, independentemente da idade na qual o indivíduo se encontra.

Outro benefício bem conhecido da caminhada é que ela pode ser feita em qualquer lugar e não é preciso nenhum acessório a não ser um bom par de tênis e roupas confortáveis.

Com vários benefícios, caminhada exige apenas um tênis e roupas confortáveis. Foto: Shutterstock

Com vários benefícios, caminhada exige apenas um tênis e roupas confortáveis. Foto: Shutterstock

Ela também é de grande ajuda quando levada como incentivo para as pessoas irem para a rua, passarem um determinado tempo durante a semana ao ar livre. Além de auxiliar na saúde física, um dos benefícios da caminhada é que ela aumenta a saúde mental também.

Benefícios da caminhada para todos

Se a família inteira aderir à mudança no estilo de vida, os benefícios da caminhada são aplicados a todos. Caminhar em família melhora o condicionamento de todos os parentes e, ainda, faz com que os laços de afeto sejam renovados. Não é apenas sobre caminhar: há todo um momento de interação e diálogo entre as pessoas. Momentos estes que podem não ser comuns no dia a dia corrido de todos.

Dentre os benefícios da caminhada relacionados ao físico, as melhorias não são apenas na forma física mas também nos sistemas do corpo. Realizar caminhadas frequentes ajuda a reduzir a pressão arterial, melhorando consideravelmente a circulação do sangue. Isso também pode ser relacionado à saúde do coração em si, fazendo com que ele trabalhe mais e melhor, oxigenando com mais destreza o corpo inteiro.

Outro órgão que recebe boa parte dos benefícios da caminhada é o pulmão. Normalmente, não estamos acostumados a fazer trocas gasosas profundas e completas. Esse tipo de troca é mais frequente quando realizamos diferentes atividades físicas, incluindo a caminhada. O ato de “respirar fundo” ajuda a limpar quaisquer tipos de impurezas que estejam afetando o pulmão.

Atividades moderadas e regulares são ótimas para o corpo no geral, porém, um dos benefícios da caminhada é o combate a osteoporose. Claro, há a necessidade de um acompanhamento médico se a doença estiver se desenvolvendo no corpo, porém, para quem ainda não possui nenhum indício, o impacto causado pelo contato do pé com o chão ativa a absorção de cálcio. Isso faz com que a saúde dos ossos melhore.

Afastando a depressão

Mesmo que pareça mentira, um dos benefícios da caminhada é que ela pode afastar a depressão, uma das doenças mais comuns entre as pessoas, independentemente da idade.

Com o exercício físico, o cérebro libera um hormônio chamado endorfina, que é o principal responsável pelo sentimento de alegria. Caminhar também vai beneficiar o sono da pessoa, pois, com a quantidade de endorfina liberada durante a caminhada, o corpo compreende o hormônio como um relaxante, tornando o sono mais uniforme e calmo.

Se essas já não são ótimas razões para começar a caminhar, um dos maiores benefícios da caminhada é sentido diretamente no cérebro. Caminhar deixa o cérebro mais saudável e ativo, garantindo um melhor funcionamento do órgão durante o dia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite