Clínica Geral

Você sabia que a qualidade do sono evita AVC? Saiba como!

Por Redação Doutíssima 08/06/2014

Os problemas cardíacos são as maiores causas de mortes atualmente no país e mais da metade da população sofre com algum tipo de anomalia no seu sistema circulatório. Várias são as razões e as origens desse tipo de problema, alguns genéticos e outros gerados durante a vida com a má qualidade de vida e os abusos descontrolados.

Maneiras de evitar um problema mais sério são as mais variadas também. Todas basicamente envolvem a adoção de uma dieta balanceada, consultas regulares ao cardiologista ou até mesmo ao clínico geral e a prática de atividades físicas regulares. Porém, uma das coisas que pode estar sendo negligenciada é o sono. Foi comprovado que a qualidade do sono evita AVC.

Com a falta de sono, o risco de desenvolver uma doença do coração cresce muito. Foto: Shutterstock

Com a falta de sono, o risco de desenvolver uma doença do coração cresce muito. Foto: Shutterstock

Como a qualidade do sono evita AVC

Dormir menos do que o equivalente esperado diariamente, ou seja, as 8 horas, já é ruim para o corpo todo, diminuindo a energia e reduzindo a concentração. Agora, dormir menos de 6 horas por noite afeta diretamente mais sistemas do que se espera. Um deles é o sistema cardiovascular.

Com a falta de sono, os riscos de desenvolver anomalias e doenças do coração cresce muito. E se não crescem por si só, potencializam fatores que levam a elas, como o ganho de peso e o sedentarismo.

Se a qualidade do sono evita AVC, por que não focar em ter noites melhor dormidas? Mais de 5 mil pessoas já foram testadas para a comprovação de que a qualidade do sono evita AVC, então, por que as pessoas dormem pouco?

A rotina e o estresse fazem com que a população em geral não descanse todo o necessário. Isso faz com que se coma mais e com menos qualidade. Somado a isso, não dormir as horas indicadas faz com que o cérebro e o corpo fiquem cansados, não deixando que se desenvolvam as atividades físicas regulares também recomendadas.

Pessoas que sofrem de insônia ou de apneia do sono devem, sem sombra de dúvidas, consultar um médico para fazer o acompanhamento dos quadros desses distúrbios do sono.

Agora, para sensibilizar o impacto gerado pela falta de sono, busque uma vida mais saudável. Só use remédios para dormir se eles forem indicados e prescritos por um especialista responsável. Há remédios especialmente criados para casos específicos e que não irão viciar o paciente, como faziam os mais antigos, principalmente. A medicina evoluiu bastante nessa área e os avanços garantem uma melhor qualidade de vida aos usuários.

Mude seus hábitos

Já que a qualidade do sono evita AVC, faça de tudo para que ela seja ainda melhor. Adote uma dieta saudável, repleta de frutas, verduras e legumes, trocando os alimentos gordurosos por opções mais leves (esse tipo de alimento gera colesterol, outro fator que eleva as chances de AVC).

Também faça caminhadas, pois os benefícios serão sentidos no corpo inteiro, mas, principalmente, no cérebro, que conseguirá descansar melhor em razão dos altos níveis de endorfina (hormônio da felicidade e do relaxamento) que são disparados na corrente sanguínea após o exercício físico. Assim fica bem mais fácil fazer uso desta certeza: a qualidade do sono evita AVC.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite