Clínica Geral

Transmissão de HIV entre mulheres: caso raro entre namoradas é divulgado nos EUA

Por Redação Doutíssima 09/06/2014

Um raro caso de transmissão de HIV entre mulheres foi diagnosticado em Houston, no estado do Texas nos Estados Unidos da América, segundo informações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, a sigla em inglês). A dúvida mais comum dos casos de transmissão de HIV entre mulheres soropositivas é descobrir como acontece a transmissão.

transmissão de HIV entre mulheres

Entenda a transmissão de HIV entre mulheres

A transmissão de HIV entre mulheres, embora seja raro e difícil a ser confirmada, segundo o CDC, é completamente possível,pois o vírus pode estar presente tanto nos fluidos vaginais como no sangue da menstruação.

A paciente de Houston de 46 anos “provavelmente” contraiu o vírus da Imunodeficiência Humana durante uma relação sexual com a sua parceira, portadora do HIV. Ela relata ter tido relações heterossexuais anteriormente na sua vida há mais de dez anos. A sua parceira de 43 anos e portadora do vírus desde 2008, foi a sua única parceira sexual nos seis meses precedentes do teste positivo do vírus causador da Aids.

A paciente diagnosticada também não revelou nenhum dos outros fatores de risco de transmissão, como acupuntura, utilização de drogas injetadas através de agulhas, transplante de órgão ou sexo desprotegido com mais de um parceiro. Além disso, o vírus diagnosticado, possui 98% de semelhança genética com o de sua parceira, segundo o relatório do CDC.

A nota liberada pela CDC ainda diz que o casal informou terem sexo sem proteção durante o período de menstruação. O casal diz não ter recebido informações sobre práticas de sexo seguro e nem sobre os riscos de transmissão de HIV entre mulheres.

Poucos casos desse tipo já foram relatados, o CDC reforça que apesar de serem raros, a transmissão de HIV entre mulheres pode acontecer pois o HIV pode ser encontrado no líquido vaginal e no sangue da menstruação e têm se tornado cada vez mais frequente.

transmissão de HIV entre mulheres

É importante que as pessoas portadoras do vírus recebam atenção médica reforçada e façam o uso dos remédios prescritos, para reduzir o risco de infecção no parceiro.

Os principais sintomas do vírus HIV nas mulheres inclui:

  • Infecções vaginais ( doença inflamatória pélvica e manchas anormais de Papanicolau também são comuns.)
  • Glândulas inchadas (aparecem normalmente no pescoço, nas axilas e na região da virilha)
  • Ciclo menstrual ( ciclos menstruais desregulares, como menstruação atrasada ou ausência de menstruação)
  • Sintomas semelhantes ao da gripe (fadiga, dores no corpo, garganta inflamada)
  • Problemas intestinais ( perda de peso repentina e inexplicada)

 

 

Saiba mais:

Aids e DSTs: tudo o que você precisa saber sobre sintomas, tratamentos e prevenção

Saiba os problemas que a AIDS (HIV positivo) pode causar na cavidade bucal

Saiba tudo sobre a AIDS: causas, sintomas e tratamento

Gestação com HIV: conheça os novos recursos da medicina moderna

Como funciona o teste de HIV

Conheça os sintomas do HIV. Os primeiros sintomas são iguais aos de uma gripe

Tratamento do HIV aproxima expectativa de vida de pacientes e da população em geral