As rugas são sinais da pele, que aparecem como um processo do envelhecimento e que causam muita dor e cabeça às mulheres, principalmente às vaidosas. Quando atingem a testa, tornam-se ainda mais visíveis, mas há opções de enfrentamento, como em creme para rugas na testa.
Tipos de creme para rugas na testa
Se você está à procura do melhor creme para rugas na testa, saiba que existem três tipos de produtos que ajudam a aliviar esses sinais do tempo: os cosméticos, os cosmecêuticos e os medicamentos.
Enquanto o creme para rugas na testa na forma de cosmético apenas hidrata a pele, sem alterar a sua estrutura, os cremes do tipo cosmecêutico prometem penetrar mais na pele, sem os efeitos adversos que podem acontecer no uso de medicamentos.
O creme para rugas na testa do tipo cosmecêutico é utilizado em pacientes com a pele sensível e tem como principais compostos o retinol, os chamados alfa-hidroxiacidos (glicólico e lático), além das vitaminas C e E.
Já entre os medicamentos, o creme para rugas na testa mais famoso e indicado leva o ácido retinoico. Os ácidos presentes no creme para rugas na testa removem a camada morta da pele, o que permite que o produto penetre.
As substâncias promovem um estímulo para produção de novas células. Dessa maneira, eleva-se a concentração de colágeno e elastina, proporcionando maior firmeza e elasticidade da pele, o que atenua as rugas existentes e previne o aparecimento de novas.
As vitaminas C e E atuam como importantes antioxidantes na pele, assim como o chá verde, a idebenona e o café verde, substâncias que costumam aparecer no creme para rugas na testa. Todas elas atuam contra os efeitos dos radicais livres, causados por exposição solar, tabaco e poluição.
Outros compostos ajudam a clarear a pele e dão luminosidade, diminuindo a produção de melanina. Produtos com tecnologia lipossomal ou de nanopartículas penetram mais profundamente e possuem liberação prolongada do composto, evitando irritações e outros efeitos indesejáveis.
Como aplicar o creme para rugas na testa
A forma de aplicar o creme para rugas na testa varia conforme o produto utilizado. O ácido retinóico, por exemplo, deve ser usado à noite, todos os dias para peles normais e em noites alternadas para peles mais sensíveis.
Já outros compostos mais fracos, como vitamina C e ácido glicólico, podem ser aplicados pela manhã. A maneira ideal de passar o creme para rugas na testa é fazendo movimentos que “levantem” a pele, promovendo o efeito de lifting e acompanhando a musculatura natural.
Prevenção
É importante frisar ainda que, quando se fala em atenuar as rugas, a prevenção é tão eficiente quanto os cosméticos e procedimentos à disposição nas clínicas estéticas.
É preciso usar protetor solar diariamente e manter uma alimentação balanceada, rica em alimentos com carotenóides (laranja, mamão, cenoura, damasco e vegetais escuros), com flavonóides (chá verde, frutas vermelhas, beterraba e berinjela).
O zinco, presente nos frutos do mar, o licopeno do tomate e as vitaminas C e E também ajudam a retardar o envelhecimento celular. Já os alimentos ricos em isoflavonas (soja), selênio (castanhas) e silício (aveia) atuam no combate à flacidez cutânea”, indica Vanessa Metz, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Os tratamentos devem ser indicados sempre com a orientação de um dermatologista experiente. Os mais comuns são: acupuntura, ginástica facial, aplicação de toxina botulínica, laser e peeling químico.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Gordura abdominal e celulite? Saiba como reduzir
Cremes para celulite: mito ou verdade?
Nutricionista ensina a enfrentar de vez o fantasma da celulite
7 Maneiras de combater a celulite
5 Soluções imediatas contra a celulite