Clínica Geral

Entenda o que pode causar a paralisia do sono e o que você deve fazer para evitar que aconteça

Por Redação Doutíssima 10/06/2014

Você ja se sentiu como se estivesse acordado, mas incapaz de se mover? Você pode ter até sentido medo, mas não conseguia pedir ajuda? Esta condição é chamada de paralisia do sono. A paralisia do sono pode deixar as pessoas com muito medo, especialmente se você também enxerga e ouve coisas que não estão realmente lá. Ela pode acontecer apenas uma vez, ou você pode tê-la com frequência, até várias vezes por noite.

paralisia do sono

A boa notícia é que a paralisia do sono não é considerada um problema de saúde perigoso. Os pesquisadores do sono concluem que, na maioria dos casos, a paralisia do sono é simplesmente um sinal de que seu corpo não está se movendo suavemente através dos estágios do sono. Raramente a paralisia do sono é relacionada a problemas psiquiátricos graves.

 

O que é a paralisia do sono?

A paralisia do sono é uma sensação de estar consciente, mas incapaz de se mover. Ela ocorre quando uma pessoa passa entre estágios de vigília e sono. Durante essas transições, você pode ser incapaz de se mover ou falar por alguns segundos até alguns minutos. Algumas pessoas também podem sentir pressão ou uma sensação de asfixia. A paralisia do sono pode acompanhar outros distúrbios do sono, como narcolepsia. A narcolepsia é uma necessidade inconsolável de dormir causado por um problema com a capacidade do cérebro para regular o sono.

 

Quem desenvolve a paralisia do sono?

Até 4 em cada 10 pessoas podem desenvolver a paralisia do sono. Esta condição é muitas vezes notada pela primeira vez na adolescência, mas homens e mulheres de qualquer idade podem desenvolverem também. Outros fatores que podem estar ligados à paralisia do sono incluem:

 

paralisia do sono

  • Falta de sono
  • Mudança nos horários de sono
  • Condições mentais como estresse ou transtorno bipolar
  • Outros problemas do sono, como narcolepsia ou cãibras noturnas
  • O uso de certos medicamentos
  • Abuso de substâncias

 

 

Não há necessidade de temer demônios noturnos ou sequestradores alienígenas. Se você sofre com a paralisia ocasional do sono, você pode tomar medidas em casa para controlar este distúrbio. Primeiramente, tenha certeza que você durma uma quantidade de horas suficiente todas as noites. Faça o que puder para aliviar o estresse em sua vida – especialmente antes de ir dormir. Experimente novas posições de dormir, se você sempre dorme de costas. E não se esqueça de consultar seu médico se a paralisia do sono te impede de obter uma boa noite de sono todos os dias.

 

 

Saiba mais:

Narcolepsia: sintomas, causas e tratamento

Entenda a narcolepsia: sintomas e tratamento

Narcolepsia causa ataques repentinos de sono. Saiba como tratar o problema

Narcolepsia provoca súbitas crises de sono. Entenda a doença

Homeopatia trata distúrbios do sono. Saiba como e pare de sofrer

Medicina ayurvédica: saiba como ela trata os distúrbios do sono

Você sabe pra que servem os florais e fitoterápicos? Eles podem auxiliar a cura de distúrbios do sono!