Estética

Escleroterapia com glicose: perguntas e respostas sobre o tratamento

Por Redação Doutíssima 11/06/2014

Focada em terminar com os vasinhos que assombram a vida de muitas pessoas, o tratamento de escleroterapia com glicose é um dos mais utilizados. Assim como as demais técnicas do gênero, a ela é aplicada com uma injeção no local onde o vasinho se encontra, desobstruindo-o e liberando a circulação de sangue. Separamos as principais dúvidas para você entender melhor o procedimento.

Escleroterapia com glicose é segura?

A escleroterapia com glicose é um dos tratamentos mais antigos e bem aceitos no meio médico para o tratamento das varizes e dos vasinhos. Então, se você optar por fazer a escleroterapia com glicose, não precisa se preocupar.

Escleroterapia com glicose é um dos tratamentos melhor aceitos contra varizes. Foto: Shutterstock

Escleroterapia com glicose é um dos tratamentos melhor aceitos contra varizes. Foto: Shutterstock

As taxas de glicose aplicadas no tratamento podem variar entre 50% e 75% dependendo dos vasos que serão afetados. O processo é feito por um médico responsável e pode ser ambulatorial mesmo. Há pessoas que precisam de anestesia local e outras que suportam melhor a dor e nem disso precisam.

Quais as vantagens da escleroterapia com glicose?

Uma vantagem da escleroterapia com glicose é o fato de que a glicose é uma substância natural e, assim, é muito melhor absorvida pelo corpo, diminuindo as chances de incômodo ou rejeição.

Se optar pela escleroterapia com glicose, você pode voltar a malhar, trabalhar e usar salto alto já no dia seguinte à primeira aplicação, o que não é possível com outros métodos, como a cirurgia tradicional, que exigem do paciente um tempo de repouso prolongado e vários outros tipos de cuidados.

Como é a glicose injetada?

Algo interessante para o paciente saber sobre a escleroterapia com glicose é que a glicose aplicada nos vasos está congelada. Logo, como o produto viscoso está gelado, a ardência causada pela aplicação é exponencialmente diminuída.

Mesmo que a escleroterapia com glicose seja a mais indicada e exija menos condições que as demais, é de suma necessidade que o paciente siga à risca todas as instruções do médico. Muitas pessoas tendem a tratar as varizes com um tipo de negligência, pois não sabem que a falta de cuidado com esses pequenos vasinhos pode vir a causar trombose.

Ela tem um custo elevado?

Quando colocamos na balança o preço dos tratamentos para vasinhos nas pernas, a escleroterapia com glicose também sai ganhando. Ela é um dos tratamentos mais baratos do campo médico para esse tipo de problema e, por ser antigo, muito são os convênios e planos de saúde que cobrem o procedimento, parcial ou totalmente.

Há risco para diabéticos?

É preciso cuidado com o tratamento de escleroterapia com glicose se você possui diabetes. Afinal, glicose será aplicada no seu sangue. Em razão disso, pessoas com diabetes precisam se submeter a um tipo diferente de tratamento para vasinhos nas pernas.

O procedimento é doloroso?

A escleroterapia com glicose nunca foi conhecida como a que menos doí. E ela dói mesmo. As picadas podem incomodar e o líquido injetado pode causar hematomas ao longo do lugar onde estava posteriormente.

Então, se sua pele ficou com alguns hematomas, procure não tomar sol até que eles saiam e siga com disciplina todas as recomendações passadas pelo seu médico.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Gordura abdominal e celulite? Saiba como reduzir

Cremes para celulite: mito ou verdade?

Nutricionista ensina a enfrentar de vez o fantasma da celulite

7 Maneiras de combater a celulite

5 Soluções imediatas contra a celulite

Aprenda a fazer a ginástica anti celulite

6 Tratamentos que prometem reduzir a celulite