Estética

Tratamento para vasinhos nas pernas: veja como tratar o problema

Por Redação Doutíssima 11/06/2014

Então, você não conseguiu prevenir e as varizes acabaram por aparecer? Infelizmente, isto acontece, mas as maneiras de lidar com este problema são avançados e surtem bastante efeito. O tratamento para vasinhos nas pernas deve se adequar melhor com as suas necessidades e com o que o médico indicar. As técnicas mais usadas atualmente no Brasil são a escleroterapia e o laser.

Tipos de tratamento para vasinhos nas pernas

A escleroterapia é o tratamento para vasinhos nas pernas que mais tem variações e pode ser feito de diversas maneiras. Este tratamento para vasinhos nas pernas pode ser feito com espuma, com glicose e a laser.

As técnicas mais usadas atualmente no Brasil são a escleroterapia e o laser. Foto: Shutterstock

As técnicas mais usadas atualmente no Brasil são a escleroterapia e o laser. Foto: Shutterstock

Quando feito à base de espuma, este tratamento para vasinhos nas pernas utiliza um produto químico chamado polidocanol. Mesmo que não haja estudos ou pesquisas que comprovem a eficácia do tratamento com polidocanol em veias maiores (ele só é utilizado em veias pequenas), ele é aplicado há bastante tempo. Os riscos desse tratamento são pequenos e poucos foram os casos de trombose.

Quando o tratamento para vasinhos nas pernas segue a escleroterapia com glicose, ele é considerado um dos mais bem aceitos pelos pacientes, partindo do fato que a glicose é uma substância naturalmente aceita pelo corpo. Por causa de sua espessura, ela torna possível que o sangue volte a circular por aquele vaso obstruído. Ambos tratamentos podem ser feitos no consultório médico e sem necessidade de anestesia.

É necessário explicar que mesmo que este tratamento para vasinhos nas pernas seja feito à base de laser, ele também dói, assim como os anteriores, feitos com injeções. Nem sempre a escleroterapia a laser é a mais indicada, pois é mais cara que as demais e pode doer mais do que as injeções. A pulsão de luz para dilatar o vaso sanguíneo é repetida várias vezes e pode causar um grande incômodo.

Cirurgia no tratamento para vasinhos nas pernas

Há a opção de usar a cirurgia tradicional como um tratamento para vasinhos nas pernas. Ela é feita por um cirurgião especializado no hospital. O procedimento pode durar até três horas. Ele é realizado através de microincisões, uma feita na altura da virilha e outra feita no tornozelo. O paciente precisa de duas semanas de repouso depois da cirurgia e é indicado que ele não tome muito sol.

Outra indicação muito importante é que ele use meias elásticas especiais que previnem o aparecimento de trombose venosa profunda. Um dos maiores riscos dessa cirurgia é o aparecimento ou de trombose ou a criação de um embolia pulmonar.

Tratamento para vasinhos nas pernas em casa

Um tratamento para vasinhos nas pernas que pode ser feito em casa é à base de cremes, pomadas e algumas loções. Porém, esse tipo de tratamento não desobstrui as veias como os demais, ele apenas trata os sintomas, como a dor e inchaço. É necessário aliá-lo aos demais para garantir a saúde do sistema circulatório.

Especialistas também indicam o uso de meias de compressão, feitas especialmente para isso e que ajudam na circulação do sangue. Antes de começar qualquer tratamento, procure um médico para que ele possa avaliar seu caso e optar pelo melhor tratamento para vasinhos nas pernas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Gordura abdominal e celulite? Saiba como reduzir

Cremes para celulite: mito ou verdade?

Nutricionista ensina a enfrentar de vez o fantasma da celulite

7 Maneiras de combater a celulite

5 Soluções imediatas contra a celulite

Aprenda a fazer a ginástica anti celulite

6 Tratamentos que prometem reduzir a celulite