Estética

Você sabia? Varizes têm cura, mas prevenção é o melhor caminho

Por Redação Doutíssima 11/06/2014

Que varizes têm cura você já deveria saber, porém, a prevenção pode ser muito mais fácil do que você espera que seja. Mesmo sabendo que varizes têm cura, elas incomodam e dão à pele um aspecto feio, além de poderem gerar outros problemas mais graves com o tempo. Então, o que fazer para prevenir?

Como as varizes têm cura

Varizes atingem mais de 35% da população brasileira e surgem pelas mais variadas razões. Embora se saiba que varizes têm cura, ela não acontece por um milagre. É preciso como primeiro passo realizar atividades físicas e praticar um esporte de forma controlada, como a natação.

Usar salto alto todos os dias aumenta as chances de as varizes reaparecerem. Foto: Shutterstock

Usar salto alto todos os dias aumenta as chances de as varizes reaparecerem. Foto: Shutterstock

Também pode ser necessário usar contenção elástica de forma permanente, realizar massagens manuais ou hidromassagens e tentar dormir com as pernas um pouco elevadas.

Se nada disso resolver seu problema, ainda há alternativa: varizes têm cura com escleroterapia e, em casos mais avançados, a partir de uma intervenção cirúrgica. Ser for essa a recomendação médica, é preciso se preparar para hospitalização e um período de repouso para recuperação.

Varizes têm cura, mas prefira prevenir

Mesmo sabendo que varizes têm cura e que podem ser tratadas e evitadas, é importante salientar que questões genéticas e os hábitos do cotidiano influenciam diretamente no aparecimento dos vasinhos. O surgimento de varizes é bem comum, por exemplo, durante a gravidez.

Com o aumento de peso do útero, a circulação de sangue pode ser comprometida. Para que isso não ocorra, faça o pré-natal de forma correta e procure não ganhar muito peso além do necessário para manter a mãe e o bebê. Há casos em que as veias se dilatam durante a gravidez e voltam ao seu estado normal depois do fim do período gestativo.

Ainda que saibamos que varizes têm cura, elas não vão parar de aparecer se não forem prevenidas. Então, mesmo que a pessoa se submeta aos tratamentos, se ela voltar a, por exemplo, usar salto alto diariamente, as chances de que as varizes reapareçam são grandes.

Mesmo que existam pesquisas que se oponham, a maioria delas alega que o salto alto auxilia diretamente no aparecimento das varizes. Logo, para prevenir, dê um descanso aos seus pés. Mesmo que você tenha que trabalhar o dia todo de salto, procure alguns pequenos intervalos nos quais você possa descer do salto e deixar suas pernas relaxarem.

Adote novos hábitos

Uma das maiores causas das varizes são o tempo parado na mesma posição. Muitas pessoas não percebem que estão o dia todo sentadas ou de pé. Isso dificulta a circulação de sangue.

Tente dar uma caminhada durante o dia, nem que seja para buscar uma água ou, se você precisa falar com o seu chefe que está na outra sala, aproveite e caminhe até lá! Isso fará com que o sangue circule melhor e evita o aparecimento das varizes.

Às vezes, não há como tirar alguns minutos para sentar, então, se for possível, procure se alongar um pouco e dobrar as pernas sempre que lembrar. Isso irá ajudar o sangue a completar o seu trajeto sem parar na metade da subida.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Gordura abdominal e celulite? Saiba como reduzir

Cremes para celulite: mito ou verdade?

Nutricionista ensina a enfrentar de vez o fantasma da celulite

7 Maneiras de combater a celulite

5 Soluções imediatas contra a celulite

Aprenda a fazer a ginástica anti celulite

6 Tratamentos que prometem reduzir a celulite