Clínica Geral

Cirurgia ocular corrige qualquer defeito na visão? Saiba mais

Por Redação Doutíssima 12/06/2014

Problemas de visão como miopia, hipermetropia e astigmatismo estão sendo cada vez mais sendo corrigidos por meio de operações a laser. No entanto, a cirurgia ocular mais popular no mundo pode causar uma série de complicações depois de um tempo, o que tem gerado questionamentos entre as pessoas sobre até que ponto este procedimento é válido para corrigir qualquer defeito na visão.

Métodos de cirurgia ocular

Atualmente, a cirurgia ocular a laser é realizada por meio de dois métodos: o Lasik e o PRK. O método Lasik é o mais utilizado, sendo capaz de corrigir até 12 graus de miopia e seis de hipermetropia e quatro de astigmatismo.

cirurgia ocular

Antes de realizar uma cirurgia ocular é preciso avaliar os seus prós e contras. Foto: Shutterstock

O Lasik é uma cirurgia ocular que consiste na aplicação do laser para remodelar a córnea de maneira a mudar o ponto em que o olho foca os objetos e corrigir o grau de miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Esta alteração é feita para que a luz incida perfeitamente sobre a retina. Para isto, a cirurgia ocular realiza um corte na camada mais superficial da córnea, com um instrumento chamado microcerátomo, levantando a lamela de tecido para que o laser possa recriar o formato da córnea, e a recolocando no seu devido lugar na sequência.

Já o método PRK, que corrige até quatro graus do problema de visão, remove uma camada finíssima de células do olho, chamada epitélio, e faz a cirurgia ocular sem cortes, remodelando a forma da córnea atuando sobre sua superfície.

Riscos da cirurgia ocular

Uma das complicações mais frequentes da cirurgia ocular a laser é o olho seco. Ao usar o microcerátomo, um grande número de fibras nervosas que passam na córnea é cortado, criando um impacto significativo na produção de lágrima. Além disto, ao mudar a forma da córnea, o método Lasik também altera a distribuição desse fluido, agravando ainda mais o problema.

Estima-se que 100% dos pacientes que realizam cirurgia ocular por meio do Lasik devem apresentar o olho seco depois da operação. No entanto, o quadro não é permanente, pelo menos na maior parte dos casos. Isto porque os nervos se regeneram entre três e seis meses, o que faz com que os sintomas desapareçam.

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a cirurgia ocular por meio do método Lasik não é um procedimento livre de riscos. No entanto, quando bem indicada, ela traz ótimos resultados.

Estudos realizados em 2005 demonstraram que a maior parte daqueles que se submeteram ao método de cirurgia ocular relataram uma melhora significativa na qualidade de vida.A chance de sucesso é bastante alta, desde que o paciente seja avaliado por profissionais qualificados.

Recomendações para a cirurgia ocular

Para fazer a cirurgia ocular para corrigir qualquer defeito na visão, é recomendado que o paciente seja maior de 18 anos e apresente uma correção estável de mais de meio grau no último ano ou um grau nos últimos dois anos.

Outra recomendação clínica é de que o indivíduo que irá se submeter ao procedimento cirúrgico não tenha nenhuma doença corneana como, por exemplo, olho seco.

Além disto, a cirurgia não é recomendada para pacientes com doenças autoimunes e doenças sistêmicas, como o diabetes, pois o resultado final também depende da cicatrização. Mulheres que estejam grávidas ou em período de amamentação também não devem se submeter à cirurgia ocular.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Síndrome do olho seco: entenda o que é e como funciona o tratamento

Lidando com a perda de visão

Miopia: entenda o que é e como tratar

Pare de comer diante da televisão! Refeições com família melhora o convívio social

Mal uso de lentes de contato podem causar úlcera de córnea

Conheça os perigos de usar óculos de sol falsificados

Mito ou verdade: ler no ônibus ou carro descola a retina