Clínica Geral

O equilíbrio do organismo pela orelha: saiba como a auriculoterapia pode contribuir para sua saúde

Por Redação Doutíssima 12/06/2014

A auriculoterapia, também chamada de terapia auricular, é um método terapêutico que utiliza a acupuntura na orelha para o tratamento de diversas doenças, praticada há milênios pelos chineses, sendo uma técnica integrante da Medicina tradicional Chinesa, mas também por outras culturas antigas. A orelha é uma parte do corpo, que assim como o pé, é repleta de áreas reflexas do corpo em sua extensão.

auriculoterapia

Através desta sensibilidade, é possível tratar diferentes partes do corpo ao estimular certos pontos da orelha. Com a estimulação, o cérebro recebe um impulso que gera uma série de fenômenos físicos ligados com a área do corpo, produzindo equilíbrio ao paciente.

Através destas estimulações nos pontos reflexos, a auriculoterapia restabelece o equilíbrio atingindo resultados terapêuticos. A melhor parte deste método é que não possui efeitos colaterais, e também não interfere nos remédios que o paciente possa estar utilizando.

Como funciona a auriculoterapia?

A auriculoterapia possui diversas modalidades, as mais conhecidas são as da escola francesa e a chinesa, que é baseada no estilo de medicina tradicional chinesa.

Ela pode ser realizada com as agulhas tradicionais e também com outros instrumentos para a estimulação dos pontos, como por exemplo, sementes. Normalmente, a semente de mostarda é a mais utilizada. As agulhas são mantidas nos pontos auriculares, em função da necessidade e objetivo do tratamento, variando normalmente entre 15 a 30 minutos.

O mapa auricular é um desenho, foto ou réplica tridimensional na qual localizam-se as áreas reflexas do corpo inteiro. Existem diversos tipos de mapas, que são associados às escolas de origem do método e experiência clínica. Mas normalmente, o padrão utilizado é sempre o mesmo e na auriculoterapia é utilizada a referência de uma imagem do feto invertido intra-útero identificada por Paul Nogier nos mapas.

Com a auriculoterapia, podem ser tratadas cerca de 200 condições, entre as quais estão: doenças de caráter funcional, neurótico e psicótico. O paciente pode recorrer a auriculoterapia no combate a vícios, como o tabagismo e no tratamento da obesidade.

Sua eficácia é comprovada não somente pela relação do tratamento com a fisiologia energética, mas pelo fato da área auricular ser muito rica em nervos e ter muitas ligações com o sistema nervoso central.

Os resultados, no entanto, podem ser variados, pois cada organismo reage de uma forma ao estímulo, cada pessoa é um universo único. O objetivo principal da auriculoterapia é prouver o equilíbrio, e desta forma, o bem estar do paciente acima de tudo.

 

 

Saiba mais:

Doenças de Inverno: conheça os tratamentos com acupuntura e homeopatia

Acupuntura é um ramo tradicional da medicina chinesa

Benefícios da acupuntura: você dá a devida importância à sua respiração na sua rotina

Entenda como a acupuntura pode ajudar no tratamento da artrose

Tratamento com acupuntura pode ser alternativa menos invasiva contra a hérnia de disco

Problemas com cistos ovarianos? Entenda como a acupuntura pode te ajudar!

Emoções, vida e acupuntura: o equilíbrio através da acupuntura energética