Remédios Caseiros

Fácil e rápido: veja como fazer um remédio natural para menopausa

Por Redação Doutíssima 13/06/2014

A menopausa é uma fase de muitas mudanças na vida da mulher, gerando sintomas muitas vezes desconfortáveis. Para amenizar estes sinais, há diferentes tipos de remédio natural para menopausa, os quais podem ser administrados durante este período e melhorar a qualidade de vida da mulher.

Remédio natural para menopausa

A linhaça é um ótimo remédio natural para menopausa, pois ela possui um fitoestrogênio semelhante àqueles que deixam de ser produzidos pelos ovários. Por essa razão, a linhaça é muito eficaz no combate às ondas de calor e a outros sintomas tradicionais à menopausa. Especialistas recomendam o consumo de cerca de quatro colheres de sopa, de linhaça moída, por dia.

Linhaça consumida com outros alimentos pode amenizar os sintomas da menopausa. Foto: Shutterstock

Linhaça consumida com outros alimentos pode amenizar os sintomas da menopausa. Foto: Shutterstock

Outra opção de remédio natural para menopausa é misturar a linhaça com outros alimentos, como uma colher de sopa em cima do prato do almoço ou jantar, tomar um copo de suco natural batido acrescentando uma colher de linhaça ou, ainda, acrescentar a linhaça moída em um pote de iogurte ou em uma taça de cereais com leite.

Para que se possa avaliar os efeitos sobre os sintomas da menopausa, é importante utilizar este remédio natural para menopausa por aproximadamente dois meses. Lembrando que ele só deve ser utilizado por mulheres que não estejam tomando nenhuma medicação, receitada por um especialista, de reposição hormonal. Os dois tratamentos juntos podem provocar um grande aumento nos hormônios, o que resultará em consequências prejudiciais à sua saúde.

Maracujá como remédio natural para menopausa

Outro remédio natural para menopausa utiliza o suco de maracujá enriquecido com couve e lecitina da soja. O maracujá atua como calmante natural, enquanto a lecitina da soja contém fito hormônios que ajudam a regular as ondas de calor normais da menopausa, diminuindo o desconforto desta época.

Os ingredientes para este remédio natural são duas folhas de couve, meia colher de lecitina da soja, a polpa de um maracujá, duas colheres de mel e três copos de água. Para fazer, bata todos os ingredientes em um liquidificador e, depois, beba três vezes ao dia. Este remédio natural para menopausa é contraindicado para mulheres que sofrem de pressão baixa.

O chá de dong quai também é recomendado como remédio natural para menopausa e ajuda a minimizar os seus sintomas. Suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas ajudam a diminuir as dores e o desconforto da menopausa.

Para fazer, pegue dez gramas de raiz de dong quai, coloque em uma xícara de água fervente e deixe repousar, tapado, por 30 minutos. Depois coe o líquido e tome duas vezes ao dia.

Sobre a menopausa

A menopausa é o período em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa, ou seja, a última menstruação. Nesta fase, ocorre no organismo feminino a diminuição das funções ovarianas, fazendo com que os ciclos menstruais se tornem irregulares, até cessarem por completo.

Durante esta fase, a mulher apresenta sintomas indesejáveis, como calorões repentinos, acompanhados de transpirações, tonturas e palpitações, suores noturnos prejudicando o sono, depressão ou irritabilidade, alterações nos órgãos sexuais, como coceira e secura da mucosa vaginal, diminuição da libido e desconforto durante as relações sexuais, entre outros.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Gordura abdominal e celulite? Saiba como reduzir

Cremes para celulite: mito ou verdade?

Nutricionista ensina a enfrentar de vez o fantasma da celulite

7 Maneiras de combater a celulite

5 Soluções imediatas contra a celulite

Aprenda a fazer a ginástica anti celulite

6 Tratamentos que prometem reduzir a celulite