Clínica Geral

Sintomas da andropausa provocam alterações na rotina do homem

Por Redação Doutíssima 13/06/2014

A andropausa é um termo relacionado aos homens e que foi criado por analogia à menopausa da mulher. Da mesma forma que elas encerram seu ciclo menstrual, eles, à medida que envelhecem, veem reduzir a produção de testosterona, o hormônio sexual masculino. Esta fase é compreende período na vida do homem em que podem ocorrer sintomas da andropausa que não devem ser subestimados.

Principais sintomas da andropausa

Os sintomas da andropausa tendem a aparecer no homem a partir dos 50 anos de idade, mas há registros raros de sinais identificados até mesmo na faixa dos 30 anos.

A diminuição do desejo sexual é um dos sintomas esperados para a andropausa. Foto: Shutterstock

A diminuição do desejo sexual é um dos sintomas esperados para a andropausa. Foto: Shutterstock

Os sintomas da andropausa podem incluir a diminuição da massa muscular, a redução de pelos no corpo, incluindo na barba, a ausência de ereções espontâneas pela manhã, o aumento da gordura corporal, a diminuição do desejo sexual, suores e ondas de calor, palpitações, infertilidade, problemas de memória, dificuldade de concentração, apatia e até mesmo depressão.

Geralmente a andropausa surge lentamente e muitos homens não sentem todos os sintomas da andropausa característicos, embora seja certo que todos eles irão passar por esta fase como parte do processo normal de envelhecimento.

Se os sintomas da andropausa não forem tratados, com o uso de medicamentos que aumentam os níveis de testosterona no sangue, podem surgir complicações, como a osteoporose, levando ao aumento do risco de fraturas e anemia, pois a testosterona estimula a produção de glóbulos vermelhos, fundamentais para a saúde.

Observação dos sintomas da andropausa

O diagnóstico da andropausa pode ser feito por meio de métodos como o exame de sangue, a observação dos sintomas da andropausa, a dosagem da prolactina e gonadotrofinas e o teste da função tireoidiana.

O objetivo é avaliar os níveis de testosterona no sangue e ter a certeza que a baixa da testosterona não se deve a outras causas. Se os níveis de testosterona no sangue estiverem abaixo de 300 mg/dl ou 6,5 mg/dl³, a andropausa este presente no organismo.

O tratamento tem como objetivo atacar os sintomas da andropausa, diminuindo os efeitos da redução da produção da testosterona. É aconselhado fazer reposição hormonal masculina, por meio de medicamentos para aumentar a taxa de testosterona no sangue, especialmente em homens que sentem as alterações da andropausa de forma mais intensa.

Doenças relacionadas à andropausa

As implicações desta fase da vida do homem vão além dos sintomas da andropausa. Em razão da redução de testosterona no organismo masculino, podem surgir doenças e distúrbios, como ejaculação precoce, impotência sexual, câncer de próstata, osteoporose, insônia, perda de cabelo e depressão.

Estas patologias acabam afetando a rotina do homem. O mais aconselhável é que se procure um especialista da área, como um urologista, para que ele possa administrar a medicação correta, diminuindo os sintomas da andropausa.

Especialistas explicam que a disfunção erétil pode ocorrer em alguns casos de andropausa, mas existem inúmeras outras alterações associadas a este sintoma, como problemas vasculares, neurológicos e de outros hormônios, que não a testosterona. Na verdade, mesmo nessa fase, o prazer continua o mesmo, o que altera é a necessidade de buscar o prazer.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Gordura abdominal e celulite? Saiba como reduzir

Cremes para celulite: mito ou verdade?

Nutricionista ensina a enfrentar de vez o fantasma da celulite

7 Maneiras de combater a celulite

5 Soluções imediatas contra a celulite

Aprenda a fazer a ginástica anti celulite

6 Tratamentos que prometem reduzir a celulite