Clínica Geral

Sintomas da menopausa: saiba como controlar os incômodos

Por Redação Doutíssima 13/06/2014

Menopausa é o nome que se dá à última menstruação, o que geralmente acontece entre os 45 e 50 anos da mulher. Algumas mulheres passam pela fase da menopausa sem sentir nenhum sintoma, porém, a grande maioria apresenta sintomas da menopausa bastante indesejáveis.

Principais sintomas da menopausa

Normalmente, os sintomas da menopausa já começam a aparecer no início da fase. Eles vão aumentando de acordo com que ela vai passando. O sintoma mais comum são os calorões repentinos, episódios súbitos de sensação de calor na face, pescoço e parte superior do tronco, geralmente acompanhados de rubor facial, sudorese, palpitações cardíacas, vertigens, fadiga muscular. Quando mais intensos, podem impor limitações nas tarefas do dia a dia.

Calor da menopausa pode ser controlado com roupas leves e um ambiente fresco. Foto: Shutterstock

Calor da menopausa pode ser controlado com roupas leves e um ambiente fresco. Foto: Shutterstock

Outros sintomas da menopausa também podem surgir como irregularidades na duração dos ciclos menstruais e na quantidade do fluxo sanguíneo, dificuldade para esvaziar a bexiga, dor e premência para urinar, incontinência urinária, infecções urinárias e ginecológicas, ressecamento vaginal, dor à penetração e diminuição da libido.

Em alguns casos, entre os sintomas da menopausa, podem aparecer ainda sinais psíquicos, como irritabilidade, labilidade emocional, choro descontrolado, depressão, distúrbios de ansiedade, melancolia, perda da memória e insônia.

Controlando os sintomas da menopausa

Os sintomas da menopausa, normalmente, são controlados por remédios de reposição hormonal. O tratamento pode durar de cinco a dez anos, dependendo de cada caso. Além disso, os medicamentos funcionam como proteção contra a osteoporose e asseguram melhor qualidade de vida para a mulher.

No entanto, existem contra indicações que devem ser criteriosamente avaliadas, tais como o risco de doenças cardiovasculares, trombose, câncer de mama e de endométrio, distúrbios hepáticos e sangramento vaginal de origem desconhecida.

Existem alguns hábitos que também são muito importantes como, ter uma alimentação saudável, beber bastante água, praticar uma atividade física regular, não fumar e evitar o consumo de álcool. São algumas medidas simples, que incorporadas aos hábitos diários de vida, podem ser úteis para minimizar os sintomas da menopausa.

Limite o consumo de alimentos industrializados e mantenha uma dieta rica em verduras e em gorduras saudáveis, como a do salmão, do abacate e do azeite de oliva. Consumi-las ajuda a manter os cabelos e a pele saudáveis que podem ficar prejudicados durante o período da menopausa.

Outras dicas

Quando estiver tendo uma crise de calor, procure um ambiente fresco e ventilado e dê preferência ao uso de roupas mais leves e confortáveis. Procure tomar sol, principalmente após as 16 horas. Durma bem e pelo menos sete horas por noite.

Faça todos os exames anuais recomendados pelo seu médico, incluindo o controle de glicemia, colesterol, vitamina D e cálcio, bem como mamografias e exames pélvicos.

Depois de passada a fase da menopausa, a mulher não está dispensada do acompanhamento ginecológico. Mesmo que não menstrue mais, ela deve ir regularmente ao ginecologista para fazer exames de rotina, evitando doenças.

Discuta com o médico os prós e contras do uso da terapia de reposição hormonal. Ela não é recomendada para mulheres em situação de risco para câncer de mama, trombose ou doença cardíaca.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Gordura abdominal e celulite? Saiba como reduzir

Cremes para celulite: mito ou verdade?

Nutricionista ensina a enfrentar de vez o fantasma da celulite

7 Maneiras de combater a celulite

5 Soluções imediatas contra a celulite

Aprenda a fazer a ginástica anti celulite

6 Tratamentos que prometem reduzir a celulite