Dieta > Receitas

Aprenda duas saborosas receitas para quem tem intolerância a glúten

Por Redação Doutíssima 14/06/2014

A intolerância a glúten é a incapacidade ou a dificuldade de digestão do glúten, uma proteína presente em alimentos como cereais (trigo), centeio, cevada e aveia. Nos indivíduos com intolerância a glúten, há uma condição chamada doença celíaca.

Impactos da intolerância a glúten

Nos portadores da doença celíaca, o glúten danifica as paredes do intestino delgado, provocando diarreia, dor e dificultando a absorção de outros nutrientes. A intolerância a glúten é permanente.

Torta de maçã é uma excelente receita para quem tem intolerância a glúten. Foto: Shutterstock

Torta de maçã é uma excelente receita para quem tem intolerância a glúten. Foto: Shutterstock

Pessoas com alergia ou intolerância a glúten possuem uma dieta especial que não contém essa proteína. É preciso esforço e muita dedicação à mesa, resistindo às tentações por uma questão de saúde.

Receitas contra a intolerância a glúten

Para variar o cardápio, confira duas receitas saborosas para as suas refeições caso você tenha intolerância a glúten:

1. Coxinha de frango sem glúten: os ingredientes do recheio são uma colher (sopa) de azeite, duas colheres (sopa) de cebola ralada, uma xícara e meia (chá) de coxa de frango assada e picada, três colheres (sopa) de requeijão, uma colher (sopa) de azeitonas picadinhas, sal a gosto.

Para a massa, você irá precisar de uma xícara (chá) de coxa de frango assada e processada bem fino, três xícaras (chá) de mandioca cozida e espremida e sal a gosto.

Para preparar o recheio, coloque o azeite em uma panela, leve ao fogo e adicione a cebola. Deixe murchar e adicione o frango. Refogue e após retire do fogo e adicione o requeijão e a azeitona, deixando a mistura de lado.

Para fazer a massa, pegue uma vasilha e coloque o frango e a mandioca, amassando até ficar uma mistura homogênea. Para fazer as coxinhas pegue pequenas porções da massa, abra um circulo na mão, coloque o recheio e modele de acordo com o tamanho que desejar, passe na clara e na farinha de flocos e depois frite em óleo quente.

2. Torta de maçã sem glúten: também é uma ótima receita para quem tem intolerância a glúten. Para fazer a massa você irá precisar de duas xícaras de farinha de arroz, meia xícara de açúcar, uma colher (sopa) de fermento em pó, um ovo um tablete de claybom.

Para o creme, três xícaras de leite, uma lata de leite condensado, uma lata de creme de leite com soro, três colheres de sopa de maisena, uma colher de sopa de manteiga, duas gemas, uma ou duas maçãs, dependendo do tamanho da fruta. O espelho da torta é feito com um pacote de flã de baunilha, meia xícara de açúcar e meia xícara de água.

Para preparar a massa misture todos os ingredientes, forre o fundo e as laterais da fôrma e leve ao forno para assar. Dê umas espetadas com o garfo na massa, para que ela não estufe.

Enquanto vai assando, misture todos os ingredientes do creme, leve ao fogo e faça um mingau, mexendo sempre, cuidando para não grudar no fundo. Enquanto isso, a massa deve estar assada.

Coloque o mingau na massa pronta e coloque fatias de maçã, morango ou pêssego. Leve os três ingredientes do espelho ao fogo. Deixe ferver bem e em seguida despeje por cima das frutas. Deixe esfriar e leve à geladeira. Desenforme só depois de gelada.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite