Dica do Nutricionista

Fácil de fazer: biomassa de banana verde ajuda a emagrecer

Por Redação Doutíssima 15/06/2014

Uma verdadeira amiga da dieta. É desta forma que pode ser descrita a biomassa de banana verde, um alimento funcional e fácil de ser preparado. Além de auxiliar no funcionamento do intestino, a biomassa de banana verde, comprovadamente, ajuda a emagrecer.

Como a biomassa de banana verde emagrece

O segredo da participação da biomassa de banana verde na dieta está na sua composição. Quando cozida, ela apresenta um alto teor de amido resistente, o qual possui ação muito parecida com a das fibras, ou seja, não é digerido e nem absorvido pelo organismo.

biomassa de banana verde

Biomassa criada a partir de bananas verdes regula o intestino e faz emagrecer. Foto: Shutterstock

Dessa forma, a biomassa de banana verde reduz a reabsorção de hormônio e de toxinas pelo organismo, os quais estão ligados de forma direta ao acúmulo de gordura.

Outro ponto a destacar é que a biomassa de banana verde gera uma sensação de saciedade, levando a pessoa a comer menos. Como ela também inibe a absorção de gordura e de açúcar, sempre presentes nas refeições, a biomassa de banana verde se coloca como uma importante aliada no processo de emagrecimento.

Como fazer a biomassa de banana verde

1. Pegue cerca de 10 bananas nanicas bem verdes, corte suas pontas e lave fruta por fruta, usando uma esponja;

2. Coloque as bananas para ferver em uma panela de pressão, cobertas por água suficiente. Faça isto sem retirá-las da casca;

3. Com a panela tampada, calcule oito minutos a partir da pressão. Em seguida, desligue e deixe os frutos cozinhando por mais 20 minutos;

4. Ao terminar, não retire as frutas da água quente. Este é um detalhe importante no preparo da biomassa de banana verde;

5. Na sequência, comece a tirar com calma a polpa, eliminando as cascas e levando o fruto de forma imediata ao liquidificador. A polpa deve estar bem quente, ou irá esfarinhar;

6. Bata no liquidificador até a polpa ficar homogênea, adicionando água mineral para que adquira uma textura cremosa;

7. Caso o consumo não seja imediato, guarde na geladeira por até cinco dias ou reserve em recipiente de vidro no freezer por até três meses.

Mais benefícios da biomassa de banana verde

A biomassa de banana verde ajuda no funcionamento do intestino, atuando tanto na prevenção de doenças como câncer, obesidade, colesterol e triglicerídeos alterados e diabetes, quanto no tratamento de casos de diarreia e constipação, por exemplo.

Quando chega ao intestino, a biomassa de banana verde é usada pelos probióticos como uma fonte de energia. Isto leva à manutenção da integridade da mucosa intestinal, a quem cabe o papel de absorver os nutrientes e criar uma barreira entre o meios externo e interno.

A biomassa de banana verde ainda é fonte de vitaminas antioxidantes e de minerais que contribuem para a saúde óssea e muscular. Tem vitaminas como A, B1, B2, além de minerais como fósforo, magnésio, potássio e sódio.

Indicada para todas as idades, a biomassa de banana verde não possui contraindicações. Também pode ser alternativa de consumo para pessoas com restrição alimentar, como casos de intolerância ao glúten, à lactose, ou ainda diabetes ou alergias alimentares.

 

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Por uma vida mais tranquila: conheça os alimentos funcionais que ajudam a combater a ansiedade

Conheça os alimentos que tiram o sono e invista numa dieta muito mais motivadora

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Comer bananas diminui as cãibras? Saiba se o conhecimento popular tem razão

Problemas no sangue? 7 comidas que devemos evitar quando há problema de sangue fino

Fuja das comidas que sugam as suas energias