Receitas

Aprenda a fazer refrigerante caseiro com receitas fáceis e baratas

Por Redação Doutíssima 16/06/2014

Com ingredientes fáceis e baratos de encontrar, você pode fazer agora mesmo o seu refrigerante caseiro preferido. E, para isso, pode usar também a fruta de sua preferência. Do que você precisa? Para começar, água com gás, suco de fruta e açúcar.

Vantagens do refrigerante caseiro

O sabor do refrigerante caseiro é você quem escolhe e o produto final estará pronto em no máximo uma hora. A base da receita costuma misturar suco de frutas e água com gás, a fim de proporcionar a efervescência e a refrescância.

Refrigerante caseiro é uma bebida não alcoólica ou fermentada e fácil de fazer. Foto: Shutterstock

Refrigerante caseiro é uma bebida não alcoólica ou fermentada e fácil de fazer. Foto: Shutterstock

Dentre as vantagens de consumo, o refrigerante caseiro não é uma bebida alcoólica ou fermentada e pode ser feito em casa. Ao provarmos a bebida, podemos sentir o gosto real do suco das frutas que utilizamos e não o de conservantes e outras substâncias presentes no refrigerante comum. Quanto à acidez, a do refrigerante caseiro também é muito diferente, bem menor se comparada ao seu amigo engarrafado.

Sabe-se que os refrigerantes são uma das bebidas mais consumidas no mundo, apesar de oferecerem uma série de perigos à saúde das pessoas. Eles possuem altas quantidades de açúcar, sódio e conservantes. Quando consumida em excesso, a bebida pode causar graves problemas no organismo, principalmente danos nos rins.

No entanto, ao preparar uma receita de refrigerante caseiro, você estará livre de propriedades industrializadas e utilizando ingredientes bem menos prejudiciais à sua saúde.

Receitas de refrigerante caseiro

Para facilitar a sua vida, separamos três receitas de refrigerante caseiro fáceis de fazer, com ingredientes e sabores diferenciados. Confira:

1. Borbulhas caseiras

Ingredientes: para este refrigerante caseiro, você precisará de 6 cenouras médias, 2 litros de água gelada, um copo americano de suco de limão coado, um copo americano de suco de laranja coado, uma casca de laranja ralada e 6 colheres de sopa de açúcar.

Preparo: pique as cenouras e, em seguida, bata-as em um liquidificador com um litro de água. Pegue o líquido e, com a ajuda de um coador, separe-o com uma peneira. Retorne ao liquidificador com o outro litro de água e bata por mais um minuto.

Para dar um toque especial em seu refrigerante caseiro, acrescente os sucos de laranja e de limão, bem como a casca ralada e o açúcar. Bata mais um pouco no liquidificador. Feito isso, despeje em uma jarra, adicione a água com gás, misture bem e sirva em seguida.

2. Refrigerante caseiro refrescante

Ingredientes: para este refrigerante caseiro, separe uma xícara de água filtrada, um sachê de chá branco orgânico, 6 folhas de hortelã, uma maçã, 4 rodelas de abacaxi ou uma polpa sem conservantes, uma colher de sopa de agave, água com gás e gelo a gosto.

Preparo: para dar início aos trabalhos, ferva a água filtrada e deixe o sachê do chá branco agir por cerca de um minuto junto com as folhas de hortelã. Após, retire as folhas de hortelã e adicione o chá pronto no liquidificador junto com a maçã, o abacaxi e o agave. Coe a mistura e leve à geladeira por algum tempo. Quando quiser tomar com o refrigerante, é só acrescentar a água com gás e o gelo. A validade é de quatro dias.

3. Refrigerante caseiro de laranja

Ingredientes: para produzir este refrigerante caseiro, você precisará de uma garrafa de água com gás (600mL), do suco de duas laranjas (o suco pode ser tirado da fruta que você quiser) e açúcar.

Preparo: primeiro,faça um xarope com a fruta, separando as raspas da laranja e colocando-as na panela, ponha em seguida o suco das duas laranjas na mesma panela e despeje meio copo de açúcar, ferva em fogo baixo até o líquido ficar com a metade do volume inicial, espere esfriar e coloque na geladeira. Depois de pronto, misture o xarope da fruta com a água com gás.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Sabia que é possível controlar o peso a partir da alimentação diária? Saiba como!

20 Receitas deliciosas para quem tem intolerância a glúten. Aproveite para comer bem e sem medo!

Alimentos que curam: veja como uma alimentação simples e natural pode ajudar a restabelecer a saúde de pessoas e animais

Seque comendo: Conheça os 10 alimentos que aceleram o metabolismo para emagrecer.

Cardápio de café da manhã para quem não gosta de comer logo cedo

O que devo comer? Cardápio à base de 3 grupos de alimentos é essencial para manter a saúde

Café da manhã mais saudável : 6 cardápios de café da manhã saudáveis