Dica do Nutricionista

Conheça os benefícios do cereal teff para a sua saúde

Por Redação Doutíssima 16/06/2014

Você já ouviu falar no teff? Saiba que este super alimento, ainda que temporariamente desconhecido, tem grande potencial para, no futuro, conquistar o mundo. Já nos dias atuais, existem muitos famosos fanáticos por dietas saudáveis e equilibradas com este cereal. Proveniente da Eritreia e Etiópia, o teff é a base da alimentação do povo desta região, considerada como uma das mais pobres do mundo.

Características do cereal teff

O cereal teff tem a forma pequena e é semelhante a pequenas sementes, além de ser rico em cálcio, em ferro, em fibra e proteína, e não conter glúten. Quanto ao cultivo, o teff é resistente a climas rigorosos quentes e secos e também pode ser cultivado em solos alagados.

Cereal teff é rico em cálcio, ferro, fibras e proteínas, e não contém glúten. Foto: Shutterstock

Cereal teff é rico em cálcio, ferro, fibras e proteínas, e não contém glúten. Foto: Shutterstock

A semente de teff é pequena com colorações variadas entre o branco, o vermelho ou até o marrom escuro. Todos são igualmente nutritivos, no entanto, os tons mais claros possuem um sabor considerado como mais suave e agradável. Na culinária da Etiópia e da Eritreia, ambos países africanos, o teff costuma ser usado no preparo de um tipo de pão, chamado de injera.

Nutrientes do teff

O teff é um grão com uma concentração elevada e variada de nutrientes, como cálcio, ferro, cobre, alumínio, bário, fósforo e tiamina. É rico em carboidratos e com elevado teor de proteína. Tamém sua composição de ferro é facilmente digerida pelo organismo.

Dentre os fatores que indicam o consumo do teff, está o fato de ele estimular a flora intestinal, além de não conter glúten. Resumindo, torna-se apropriado para as pessoas que sofrem com a intolerância ao glúten ou com doença celíaca.

O teff tem potencial revolucionário, já que é preciso estar atento, pois nem só de trigo, centeio e cevada é constituído o grupo dos cereais. Existe um mundo de alternativas mais nutritivas para introduzirmos na nossa alimentação diária, inclusive o teff.

Muitos pacientes, após as consultas de nutrição, passam a iniciar a sua alimentação diária incluindo ao nomeadamente pequeno-almoço pão branco e pão de forma, embalado e de longa duração.

Isso tudo com um teor considerável de gordura adicionada e açúcar, resultado de combinação de farinhas refinadas, o que de certa forma promove o aumento de peso, promovendo, entre os males, a obesidade, a obstipação, e o colesterol elevado.

Vantagens do teff

O super cereal teff não contém glúten, o que, na rotina alimentar dos portadores da doença celíaca, se torna algo essencial para a sua introdução na alimentação diária, principalmente em alimentos como o pão caseiro, em bolos, em biscoitos e em crepes.

Diante de tantas e boas indicações, incluir o teff na alimentação pode enriquecer a sua dieta. Dessa forma, o cereal é recomendado para qualquer pessoa que se preocupa em cuidar da sua saúde, do seu bem-estar e que atua na prevenção de determinadas doenças.

As vantagens do teff na alimentação são justificadas também pelas calorias de boa qualidade presentes no cereal e pela quantidade interessante de fibra alimentar que possui, sendo um excelente fornecedor de cálcio, de ferro, de magnésio, de folato e de zinco. O super cereal teff também contém vitamina C, o que facilita a absorção do ferro.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite