Clínica Geral

O ebola voltou? Doença está assustando a Guiné e países vizinhos

Por Redação Doutíssima 16/06/2014

Recentemente, um surto da febre ebola registrado na Guiné, país na costa oeste da África, assustou a pequena comunidade de 70 brasileiros que reside no país. Informações dão conta de que ao menos 63 pessoas já haviam morrido supostamente em decorrência da doença. Conforme agências internacionais de notícias, 13 dos casos de ebola foram confirmados.

Sintomas da febre ebola

Autoridades guineanas têm divulgado algumas recomendações para evitar a infecção, mas admitem o temor com relação à febre ebola. O vírus ebola provoca uma doença característica de uma espécie de febre hemorrágica e não tem cura, podendo matar uma pessoa em questão de dias, dependendo da mutação viral.

Vírus ebola provoca uma espécie de febre hemorrágica, não tem cura e pode matar. Foto: Shutterstock

Vírus ebola provoca uma espécie de febre hemorrágica, não tem cura e pode matar. Foto: Shutterstock

Dentre os sintomas, a ebola pode causar febre forte, além de dores de cabeça e musculares, conjuntivite e debilidade. Na fase mais aguda, ebola provoca vômitos, diarreia e hemorragias. Pode ser transmitida por meio das vias respiratórias, ou pelo contato com fluidos corporais das pessoas infectadas.

Precauções quanto ao surto de ebola

O surto de ebola foi registrado na região de florestas do sul do Guiné e, segundo autoridades, está sob controle.No entanto, países vizinhos também estão sofrendo com casos de suspeita de ebola, como a Libéria e Serra Leoa. A comunidade brasileira poderá ser retirada de Guiné por um avião das Forças Armadas em caso de necessidade, conforme a missão diplomática na Guiné.

Inúmeras precauções estão sendo adotadas pela população local, no intuito de evitar o contágio por ebola, como desinfetar as mãos regularmente, evitar aglomerações e o contato com as pessoas. Algumas estão fazendo as refeições em casa até passar o perigo.

A ligação histórica do continente africano com a febre ebola dá mais tranquilidade aos guineanos do que aos brasileiros, já que eles conviveram com episódios de epidemias no passado. Ainda assim, a preferência atual é pelo consumo de produtos importados, peixe e frango, em vez de carne vermelha. No entanto, nas escolas, pode-se notar o uso de máscaras.

Quarentena devido à febre ebola

Apesar da chegada do o vírus ebola a Guiné, brasileiros que vivem no país relatam que pouco mudou no dia a dia da capital guineana. Frutas e legumes da região de mata nativa onde foi registrado um foco da doença estão em quarentena.

Em prevenção à febre ebola, a maioria das pessoas tenta evitar o transporte coletivo para pequenas distâncias, apesar de muitos terem nos ônibus o único meio de transporte. As condições sanitárias do país são precárias e quem pode pagar só está bebendo água mineral.

Já o governo aconselhou as pessoas, também na prevenção ao vírus ebola, a evitar o consumo de carne de animais selvagens e vetou funerais públicos para as vítimas de ebola, objetivando reduzir as chances de contágio.

A Libéria, que faz fronteira com o sudeste da Guiné, registrou também cinco mortes que possivelmente tem a ver com o vírus ebola. Na Serra Leoa, duas mortes registradas na cidade fronteiriça de Boidu são suspeitas. Outro surto recente de ebola na África ocorreu no Mali, o quarto país afetado. Embora a Organização Mundial de Saúde (OMS) não tenha restringido as viagens à região, o medo da proliferação da ebola aumenta em todo o mundo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Influenza: conheça melhor para se prevenir

Saiba mais sobre a epidemia de Ebola que já atingiu varios países da África e agora, a Guiné

Dengue: veja dicas de como proteger sua família

Hepatite B: o que é e o que fazer?

Doença de Chagas

Pesquisa aponta relação entre doença de Chagas e depressão

Conheça os sintomas do HIV. Os primeiros sintomas são iguais aos de uma gripe