Estética

Redução de seios pode ter indicação médica. Saiba quando fazer

Por Redação Doutíssima 16/06/2014

Enquanto a maioria das mulheres deseja seios grandes e embora o padrão estético atual exija isso, muitas outras sofrem com a hipertrofia mamária, nome científico para os casos de seios crescerem de forma anormal. Para estas mulheres, a redução de seios pode ser indicada.

Por que fazer a redução de seios

A redução de seios é buscada como uma solução para problemas gerados pelo tamanho exagerado das mamas. Nestes casos, são comuns os efeitos psicológicos acentuados, os quais até atrapalham a vida social das mulheres, que não se sentem à vontade em usar biquíni ou expor o corpo para o seu companheiro.

Redução de seios é solução a problemas gerados pelo tamanho exagerado das mamas. Foto: Shutterstock

Redução de seios é solução a problemas gerados pelo tamanho exagerado das mamas. Foto: Shutterstock

Além disso, existem sérios problemas de coluna relacionados ao tamanho exagerado das mamas provocando desconforto e fortes dores e para os quais há a recomendação médica de redução de seios.

Em todos estes casos citados, a redução de seios busca sanar os problemas e pode ser considerada ao mesmo tempo uma cirurgia plástica reparadora e estética. Por se tratar de uma intervenção com cicatriz discreta e resultados satisfatórios, o procedimento de redução de seios tem mudado para melhor a vida de muitas mulheres.

Além de diminuir o volume de mamas muito grandes, a redução de seios pode ser associada a procedimentos de redução e alinhamento dos mamilos.

Indicações da redução de seios

De maneira geral, a redução de seios é indicada para mulheres que não estão satisfeitas com o tamanho excessivo de suas mamas e que desejam diminuí-las. Fora esta, há outras indicações, como os casos de seios muito pesados (de forma a deixar os mamilos voltados para baixo), assimetria mamária (quando um seio é muito maior que o outro), dores nas costas, ombros e pescoço por conta do peso dos seios.

Também são condições importantes que levam à redução de seios a irritação da pele abaixo das mamas e ombros pelo atrito com o sutiã ou nos casos de mulheres que passaram por grandes emagrecimentos.

Podem candidatar-se à redução de seios as mulheres a partir dos 15 anos, na fase adulta ou terceira idade, desde que estejam aptas a realizar o procedimento e seguindo recomendações médicas. Também pacientes diabéticas e com problemas de pressão podem fazer a redução de seios, desde que a doença esteja controlada e não ofereça riscos a sua saúde.

Outros casos previstos, após a gravidez, são possíveis realizar o procedimento desde que se respeite o período de seis meses posteriores à amamentação. Fumantes devem suspender o cigarro antes e depois da cirurgia, até que a cicatrização se normalize. Pessoas com quadros depressivos devem avisar ao médico durante as consultas, para que sejam tomados os devidos cuidados antes do procedimento de redução de seios.

Cirurgia de redução de seios

A cirurgia de redução de seios possui diversas técnicas e a escolha médica de qual técnica será usada depende do tamanho e formato das mamas, cicatriz e necessidade futura de amamentar. A técnica mais usual é a de corte em T invertido, com incisões no contorno das aréolas e na base da mama.

Independente da técnica, a cirurgia de redução de seios consiste na remoção do excesso de tecidos da pele, glândulas mamárias e gordura. As estrias são retiradas da base da mama, dando uma aparência ainda mais bonita ao resultado em conjunto com o tecido. A cicatriz será sempre proporcional à quantidade tecido retirada.

Recomenda-se que, após a cirurgia de redução de seios, a paciente utilize um sutiã especial que ajudará no resultado final satisfatório, além de repousar em torno de sete dias e evitar maiores esforços por até um mês.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

 

Como aumentar os seios de maneira natural

8 coisas que você precisa saber sobre seios

Ciência afirma que manteiga de amendoim faz bem aos seios. Acredita?

6 Exercícios que levantam os seios

Dicas anti-idade para manter os seios firmes

5 exercícios poderosos para levantar os seios

Porque fazer um implante de silicone nos seios?