Clínica Geral

Conheça os sintomas de infecção urinária e saiba como tratá-la

Por Redação Doutíssima 17/06/2014

Quem nunca ouviu uma pessoa próxima comentar que estava com infecção urinária? Embora seja comumente confundida com outras doenças, ela é bastante comum. Para distingui-la das demais patologias, é importante conhecer as causas e os sintomas de infecção urinária.

Entenda os sintomas de infecção urinária

A dor ao urinar, também chamada de disúria, é um dos sintomas de infecção urinária mais comuns. Geralmente, ela vem acompanhada de ardência, de queimação, de incômodo ou de sensação de peso na bexiga ao urinar. Estes sintomas de infecção urinária aparecem em casos de cistite e uretrite e, eventualmente, na pielonefrite.

Atenção aos sintomas e recorrer a ajuda médica são formas de enfrentar o quadro. Foto: Shutterstock

Atenção aos sintomas e recorrer a ajuda médica são formas de enfrentar o quadro. Foto: Shutterstock

Faz parte também dos sintomas de infecção urinária o sangue na urina, ou hematúria. Este é um dos sinais de infecção que mais assusta os pacientes, mas não é necessariamente significa gravidade. A presença de sangue na urina pode ser detectada por contato visual ou por meio de exame laboratorial.

A febre também integra a relação de sintomas de infecção urinária, sendo um indicador nato das infecções. No entanto, a febre é mais frequente em casos de pielonefrite. Já em casos de cistite e uretrite, não é comum ocorrer febre, exceto em casos mais graves, nos quais ocorre a disseminação da bactéria na corrente sanguínea.

Outros sintomas de infecção urinária que podem vir a atingir o paciente são a vontade constante de urinar, o corrimento uretral (saída de pus), as náuseas e vômitos, a dor lombar, o mau cheiro na urina e a perda involuntária de urina.

Causas da infecção urinária

Podemos dizer que a infecção urinária pode acontecer em qualquer parte do aparelho urinário. As infecções do trato urinário têm nomes diferentes, de acordo com a parte infectada. No geral, o problema é causado principalmente por germes vindos do intestino. Em 85% dos casos, o problema é provocado por uma bactéria intestinal chamada escherichia coli.

A infecção urinária é causada por germes, em geral bactérias, que entram pela uretra e chegam até a bexiga. Isso pode levar a uma infecção, mais comumente na própria bexiga e que pode se propagar até os rins. Na maioria das vezes, o corpo consegue eliminar as bactérias. Porém, algumas doenças podem aumentar o risco de uma infecção urinária.

Há maior incidência de infecção urinária em mulheres, pois a sua uretra é mais curta e mais próxima ao ânus que a dos homens. Por causa disso, as mulheres têm maior probabilidade de ter infecções depois da atividade sexual ou ao usar um diafragma como contraceptivo. A menopausa também aumenta o risco de uma ITU. Deve-se ficar atento e verificar se correspondem aos sintomas de infecção urinária.

Tratamento

O tratamento foca nos sintomas de infecção urinária e pode ser feito através de medicamentos ou de forma natural, através da ingestão da fruta arando (suco ou comprimido). Outra recomendação é beber bastante água, no mínimo dois litros por dia. Já o tratamento medicamentoso é feito com a administração de antibióticos.

Sugere-se que o tratamento seja mantido mesmo que os sintomas de infecção urinária desapareçam. Isso evita que as bactérias fiquem mais resistentes ao medicamento e dificultem a ação terapêutica. Em casos de algum defeito anatômico que esteja favorecendo a entrada de micro-organismos no trato urinário, o médico poderá indicar uma cirurgia para correção e para evitar infecções futuras.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Problemas para fazer xixi? Aprenda a evitar a infecção urinária e tenha uma vida mais tranquila

Para quê serve o exame de urina?

O que a urina pode dizer sobre a sua saúde

Obesidade na mulher causa problemas na bexiga e leva à incontinência urinária

Saúde da mulher. Corrimento esverdeado: o que pode ser?

Corrimento com mau cheiro: como tratar

Como prevenir a infecção vaginal